Petição Pelo aumento da circulação de comboios fertagus Setúbal-Roma Areeiro

Para: Diretores da Empresa Grupo Barraqueiro

“Hoje a FERTAGUS é responsável por cerca de 85 mil deslocações diárias e, ao fim de 10 anos de operação, continua a crescer.”

A construção do comboio da ponte revolucionou por completo as ligações entre Lisboa e a Margem Sul do Tejo. Agora, torna-se imperativo o aumento do número de comboios que fazem o percurso Setúbal – Lisboa, melhorando significativamente as condições dos passageiros que utilizam as estações de Penalva, Pinhal Novo, Venda do Alcaide e Setúbal.
Num passado muito recente, estes utilizadores da Fertagus representavam uma minoria do número total de passageiros. Contudo, é notório o aumento substancial dos transferes nestas estações.
Sendo estes os passageiros que pagam os passes/bilhetes mais caros, não se compreende como possam ter apenas 1/3 do número de comboios disponíveis até à estação de Coina. É totalmente inadmissível que uma pessoa que paga um passe mensal de 89,8€ (Penalva) ou um de 125,25€ (Setúbal), tenha que esperar uma hora caso perca o comboio pretendido. Mais ainda, o período correspondente à hora de ponta, no qual o número de comboios aumenta, é superior para os passageiros que viajem apenas até Coina do que para os que viajam até Setúbal.
Não pedimos comboios de 10 em 10 minutos, mas talvez de 30 em 30 já compensasse, uma vez que esperar uma hora por um comboio é um grande transtorno e torna-se, por vezes, impraticável. Em determinadas situações, é necessário recorrer a outro meio de transporte, com horários mais flexíveis, quando já foi investido dinheiro no passe Fertagus.
Se a estação de Setúbal não tem linhas ferroviárias suficientes para receber comboios com tanta frequência, a estação do Pinhal Novo, sendo “terra de ferroviários (…) e um ponto importante no mapa ferroviário português (…) bem como o ponto de encontro entre a linha do Sado e a linha do eixo-ferroviário Norte Sul”, tal como referido no website da empresa, possui 6 linhas. Além disso, a partir do Pinhal Novo é possível chegar até Venda do Alcaide, Palmela e Setúbal através da CP, enquanto Coina não tem qualquer meio de transporte adicional para estas localidades.

Vimos assim por este meio, pedir a todos os cidadãos que se unam a esta causa e nos ajudem a aumentar a frequência de circulação de comboios Fertagus no trajecto Setúbal- Roma Areeiro

Esta petição foi criada em 13 janeiro 2013