Petição Pela Recuperação Urgente do Mosteiro de Santa Clara de Vila do Conde

Para: Exma Sra. Presidente da Assembleia da República, Exmo Sr. Presidente da República, Exmo Sr. Primeiro Ministro, Exmo Sr. Ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares

Exma Sra. Presidente da Assembleia da República,
Exmo Sr. Presidente da República,
Exmo Sr. Primeiro Ministro,
Exmo Sr. Ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares,

Os signatários da presente petição vêm por este meio exigir a imediata e urgente recuperação do Mosteiro de Santa Clara de Vila do Conde.

O governo continua sem dar resposta à transformação do edifício do Mosteiro de Santa Clara, em Vila do Conde, numa pousada da Enatur e a degradação do edifício é cada vez mais evidente e coloca em risco a população, e em particular, os moradores à volta do edifício.

Classificado como Monumento Nacional por decreto em 16 de junho de 1910, símbolo patrimonial da história de Portugal, o Mosteiro de Santa Clara encontra-se neste momento ao abandono. O espaço está fechado há cinco anos e encontra-se num estado de degradação gravíssimo onde são já visíveis os vidros partidos, as infiltrações de água e as paredes de granito em ruína, o que põe em causa a estrutura que sustenta o edifício.

O monumento está localizado no centro da cidade de Vila do Conde, em cima de um monte, onde há uma forte densidade populacional, caso ocorra um incêndio ou derrocada as consequências serão imprevisíveis e catastróficas para a população.

O que está em causa não é apenas a preservação do Mosteiro de Santa Clara, é a segurança e o bem-estar da população que estão ameaçados com a contínua degradação do espaço.

Desta maneira, a presente petição visa a urgente necessidade de recuperar o Mosteiro de Santa Clara e, por isso, apela à Assembleia da República, ao Presidente da República e em especial ao Governo, para assumirem este problema e resolvê-lo, é a segurança das populações que está em causa.

19 de Abril de 2012
Atentamente na expectativa de uma resolução

Os signatários

Esta petição foi criada em 19 Abril 2012