Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Petição Educação Tecnológia - disciplina do currículo escolar do 3º ciclo

Para: Presidente da Assembleia da República; Presidente da República; Primeiro Ministro; Ministro da Educação e Ciência


Exma Sra. Presidente da Assembleia da República;
Exmo Sr. Presidente da República;
Exmo Sr. Primeiro Ministro,
Exmo Sr. Ministro da Educação e Ciência,

Os signatários abaixo descritos vem por este meio expor e requerer o seguinte:

1- A tecnologia é um recurso presente no dia-a-dia do individuo e que a cada momento evolui de forma rápida, trazendo vários benefícios para a nossa vida. Ao ser incluída no currículo do ensino básico, e com pena da sua não introdução desde os primeiros momentos desse percurso, questiona a assimilação dessa evolução tecnológica.

2- Num mundo onde a tecnologia se faz cada vez mais presente, é preciso estar atento para a diferença entre entendê-la e dominá-la de facto. O contato com motores, engrenagens e sensores, os materiais e a sua extensão de aplicabilidade a partir do estudo das suas propriedades, estrutura e resistência, a criatividade e o engenho na criação de soluções sustentáveis e viáveis, aliados ao conhecimento científico e complementar das ciências experimentais, numa ligação ao mundo real sem assistência do abstracto teórico e a correta orientação no uso da tecnologia fazem da Educação Tecnológica uma importante ferramenta no ensino de competências e habilidades tanto no campo profissional quanto nas relações pessoais.

3- Conceitualmente, a diferença entre ciência e tecnologia é simples: “science produces ideas whereastechnology results in the production of usable objects…” (“a ciência produz ideias, enquanto a tecnologia resulta na produção de objectos utilizáveis…”) (Wolpert, Lewis. The Unnatural Nature of Science, Harvard University Press,1998)”.

4- É pois, no mínimo razoável pensar que o cerceamento da componente tecnológica amputa deliberadamente o ser cognitivo em construção. Criando a ideia que empiricamente, desde que possuídos dos conhecimentos teóricos, conseguiremos projectar opções, soluções e objectos que respondam à necessidade do momento.

§- Em conclusão, e independentemente dos profissionais que a incorporam, com diversas formações, do grau de dificuldade inclusos, da seriedade que é colocada na planificação e sua concretização, na forma de abordagem e na apreciação e avaliação exteriores da própria disciplina, acredito, e baseio-me em Eitan Grinspun, ao afirmar que três valores, estão subjacentes à Educação Tecnológica: responsabilidade, liberdade e autonomia. Saber desenvolvê-los e cultivá-los é uma tarefa da educação, mas por certo será uma tarefa bem maior de todos que, produzindo, inventando, inovando a tecnologia, sejam capazes deformar um cidadão crítico e consciente para fazer a história de seu país bem mais desenvolvido e humano…

Assim, e porque:
i- Nas diversas propostas de revisão curricular, nunca, em qualquer altura foi colocada a hipótese de supressão da disciplina de Educação Tecnológica no 3º ciclo.

ii- A estupefacção nos assalta ao vermos esta supressão grave.

iii- Aquando da discussão pública não houve qualquer reparo à proposta apresentada pelo Ministério da Educação, por a achar equilibrada, mesmo retirando a disciplina de Educação Tecnológica do 9º ano.

iv- Este silêncio não deveria ser interpretado pela tutela como desinteresse ou alheamento da discussão pública, muito pelo contrário, nas escolas, nas sessões de discussão patrocinadas por diversas Editoras, junto dos autores de Manuais, ajudando-os a obterem melhores resultados finais nas suas propostas, elegendo a qualidade, a seriedade e a proficiência de métodos de avaliação e didácticas inovadoras.

v- Ao elevar as Tecnologias da Informação e Comunicação a “disciplina principal”, não é mais do que retirar um dos conteúdos integrantes do programa de Educação Tecnológica e transformá-lo em área curricular.

Termos em que se requer:

A reposição dos termos curriculares existentes na proposta colocada em discussão pública, uma vez que não deslumbrou qualquer opinião contrária a essa disposição, sem prejuízo para a carga horária dos alunos, assumindo a Educação Tecnológica o papel que nunca, em qualquer altura, deveria ter sido posto em causa:

-Educação Tecnológica / Oferta de Escola ……………………………… 2 tempos

Assim, conseguiremos “Apostar na excelência para ganhar o futuro”



Qual a sua opinião?

Esta petição foi criada em 30 março 2012
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
619 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.