Petição Pela Defesa do Ensino do Português no Estrangeiro (EPE)

Para: Ministro dos Negócios Estrangeiros

Os abaixo-assinados, cidadãos portugueses residentes em França, pais e encarregados de educação dos alunos do Ensino do Português no Estrangeiro (EPE), professores, dirigentes associativos e estudantes manifestam desta forma a sua indignação e repudiam o ataque levado a cabo pelo Governo de Portugal contra o EPE. As medidas propostas visam a eliminação de um direito inalienável do cidadão português residente no estrangeiro: o direito à aprendizagem da língua portuguesa.
Este ataque é:
DISCRIMINATÓRIO! INCONSTITUCIONAL! LESA-CULTURA! LESA-PÁTRIA!
Os nossos filhos têm o direito invendível de aprenderem a língua portuguesa, seja em França, seja em qualquer lugar do mundo.
Investimentos fortes e equilibrados no EPE, além de prestigiarem a nossa língua e cultura, alargando o seu número de falantes, darão frutos económicos no futuro.
A língua e cultura portuguesas são bens imateriais que não se coadunam com a mesquinha propaganda economicista desenvolvida pelo Governo. A língua e a cultura portuguesas não são meras mercadorias!
- CONTRA A REDUÇÃO DO NÚMERO DE PROFESSORES NO PROGRAMA DE ENSINO DO PORTUGUÊS NO ESTRANGEIRO (EPE)!
- A FAVOR DO INVESTIMENTO NO PROGRAMA DE ENSINO DO PORTUGUÊS NO ESTRANGEIRO (EPE)!
- PELOS NOSSOS FILHOS!
- PELO PRESTÍGIO DE PORTUGAL!

Esta petição foi criada em 06 Dezembro 2011