Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Petição EXTINÇÂO DO RENDIMENTO SOCIAL DE INSERÇÃO

Para: Primeiro-Ministro

O Rendimento Social de Inserção (RSI) criado em 2004 em substituição do Rendimento Mínimo Garantido define-se por: “uma prestação incluída no subsistema de solidariedade e num programa de inserção, de modo a conferir às pessoas e aos seus agregados familiares apoios adaptados à sua situação pessoal, que contribuam para a satisfação das suas necessidades essenciais e que favoreçam a progressiva inserção laboral, social e comunitária”.

Em 2009 a despesa da segurança Social atingiu um valor muito próximo dos 18% do PIB Nacional sendo que em 2009, o valor gasto somente no Rendimento Social de Inserção (RSI) encontra-se situado em cerca de 500 000 milhares de euros.

Em 2009 O número de pessoas a receber o Rendimento Social de Inserção em Portugal aumentou para um total de 379.849 beneficiários. Um acréscimo de quase 23 mil, relativamente a 2008.

De acordo com a informação disponível no 'site' da Segurança Social, sujeita a actualizações, em Setembro de 2008 existiam 148.377 famílias a receber esta prestação social mais 22.856 do que no ano anterior.

Em termos médios, a prestação de Rendimento Social de Inserção (RSI) processada situou-se nos 242,25 euros por família e nos 93,09 euros por beneficiário.

Também cerca de 40 por cento dos beneficiários (144.504) têm menos de 18 anos, enquanto 2,5 por cento (9.528) têm 65 ou mais anos mas curioso que a segunda maior percentagem refere-se aos beneficiários com idades entre 20/24 anos (12 475 Mulheres e 10 525 homens)

Em 2004 cerca de 8.000 estrangeiros estavam a beneficiar do Rendimento Mínimo Garantido.

Como é possível verificar pelos dados disponíveis a maior percentagem dos valores atribuídos vai para quem nunca trabalhou ou seja nunca contribuiu para a segurança social.

À margem dos dados disponíveis faltam os dados relativos a economias paralelas que são visíveis aos olhos de todos os cidadãos, o que permite que os beneficiários desta prestação social tenham um nível de vida superior aos de quem efectivamente trabalha de forma oficial.

Assim e porque basta de:

1- Ser sempre quem trabalha a pagar a factura da crise;:
2- Ser sempre quem trabalha a ser prejudicado com as medidas do governo;
3- Ser sempre quem trabalha a contribuir para a Segurança Social para que o dinheiro seja reencaminhado para quem não trabalha e nunca trabalhou;
4- Ser sempre quem trabalha a ser prejudicado com os cortes da Segurança Social;
5- Para terminar com economias paralelas;
6- Para que o não trabalhar deixe de compensar;
7- Para impor responsabilidades sociais;
8- Para uma maior justiça social;

Reclamamos pela presente Petição a EXTINÇÂO DO RENDIMENTO SOCIAL DE INSERÇÃO





Qual a sua opinião?

Esta petição foi criada em 31 julho 2011
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
168 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.