Petição para o não-abate dos 3 cães residentes do Campus do IPS

Para: Instituto Politécnico de Setúbal

Esta petição destina-se a salvar 3 cães (Joca, Branca e Castanha) que têm vivido nos últimos 7 anos nos espaços exteriores do campus do IPS. As duas fêmeas estão esterilizadas e durante todos estes anos têm vivido em harmonia com estudantes e colaboradores das nossas escolas. Estão agora em processo iminente de serem recolhidos para abate.

Os animais são inofensivos e nunca exibiram qualquer tipo de agressividade, sendo hoje considerados por muitos de nós como parte integrante da nossa comunidade académica.

Ao longo de todo este tempo receberam cuidados da parte de colaboradores docentes, não docentes e estudantes, que os foram nutrindo com companhia e alimento.

Ao abrigo da resolução da Assembleia da República nº 69/2011, pode invocar-se o estatuto de animal comunitário junto da câmara municipal. Isso significa que a comunidade (seja IPS ou Escola(s)) assume a responsabilidade pelos animais. Este tipo de situações estão, normalmente, associadas a cães/gatos de “bairro”, mas pensamos que poderá ser aplicada nesta circunstância.

Consideram os signatários que o abate destes animais será desumano, e que não reflecte a cultura da nossa instuição, que sempre se pautou por princípios de humanismo e solidariedade. Mais consideramos que o facto de termos cuidado destes animais ao longo de anos agora nos responsabiliza enquanto comunidade, e apelamos que a mesma assuma a "adopção" que na verdade já há muito se efectivou.

Esta petição foi criada em 09 Junho 2011
4.226 Pessoas