Petição Em defesa do Desenvolvimento e do Ambiente de Rio Maior

Para: Sra Ministra do Ambiente e Ordenamento do Território

Nós, os abaixo assinados preocupados com a eventual instalação de uma cimenteira às portas da cidade de Rio Maior:

1. Considerando
A) que o tempo de discussão pública do Estudo de Impacto Ambiental do projecto da cimenteira decorreu em período de férias, não permitindo a participação pública esclarecida e em consciência dos envolvidos, em particular da população do Concelho de Rio Maior, a mais afectada pelos já conhecidos impactos ambientais negativos próprios da exploração de tal tipo de indústria.

B) que a leitura atenta do estudo elaborado pela empresa interessada na construção da cimenteira revela contradições importantes e lapsos de conhecimento do território envolvente, mas mesmo assim deixa transparecer danos de grande significado para a saúde das populações mais chegadas (cidade de Rio Maior, Freiria, Alto da Serra, Bairradas, Casal Filipe, Casais da Serra, Senhora da Luz, Vale de Óbidos).

C) que referenciar estas localidades e seus habitantes como “receptores não significativos” revela a parcialidade do estudo, quando assim define uma área de análise e de estudo muito artificial com objectivo claro de escamotear os reais perigos, bem conhecidos de todos, para a saúde pública e qualidade de vida.

D) que somos pelo desenvolvimento do Concelho (económico, social e cultural) e que passa também pelo desenvolvimento industrial. Mas não aquele que afecte a saúde e qualidade de vida, bem como não ponha em causa os paradigmas já assumidos de mais larga data, com fortes investimentos realizados e em curso: Rio Maior - Cidade do Desporto /Cidade do Conhecimento.

2. Exigimos:
1) que a decisão final da avaliação de impacto ambiental tenha em consideração estas nossas considerações.
2) que a população seja amplamente informada sobre este projecto da cimenteira.

3. Afirmamos o nosso NÃO a este projecto:
a) na falta de atenção por parte das entidades às nossas exigências.
b) na falta de um estudo tecnicamente sério e detalhado
c) na falta de uma verdadeira consulta da população
d) pela perigosa proximidade às populações, a menos de 2 Km da cidade de Rio Maior.

Esta petição foi criada em 02 Novembro 2010