Petição inscrição da Dieta Mediterrânica na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO

Para: sociedade em geral

Solicitam que o Governo tome medidas com vista à inscrição da Dieta Mediterrânica na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO

A Dieta Mediterrânica é uma antiga herança cultural que todos os povos do Mediterrâneo têm em comum: uma maneira de compartilhar a vida, a agricultura sustentável e respeito ao meio ambiente – um estilo de vida. A alimentação mediterrânica é certamente uma das mais saudáveis do mundo. Esta dieta é rica em vegetais e fruta, pão de trigo ou outros cereais pouco refinados, azeite e peixe, sendo pobre em gorduras saturadas e rica em gordura monoinsaturada (azeite), ácidos gordos ómega 3 (peixe) e fibra alimentar. Infelizmente a alimentação portuguesa tem-se tornado cada vez mais desequilibrada e vindo a afastar-se da tradicional dieta ou dieta mediterrânica, sendo notório que a juventude está a comer cada vez mais fast food, alimentação demasiado rica em gordura saturada, sal, açúcar e calorias.

Com efeito, a proposta de inscrição da Dieta Mediterrânica na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO, ao mesmo tempo e de uma forma positiva, regista o significado da Dieta Mediterrânica do ponto de vista cultural, social, histórico, gastronómico, alimentar, ambiental, paisagístico e de costumes.

Assim, os peticionantes signatários vêm requerer que o Governo diligencie e tome as medidas necessárias com vista à inscrição da Dieta Mediterrânica na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO, apresentada conjuntamente pela Grécia, Itália, Espanha e Marrocos e que será votada na próxima Sessão do Comité Intergovernamental para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, que decorrerá de 15 a 19 de Novembro de 2010, em Nairobi, Quénia.

Esta petição foi criada em 08 Outubro 2010
1.376 Pessoas