Petição Um Novo Hospital do Seixal

Para: Concelho do Seixal Habitantes

Um Novo Hospital do Seixal
A situação no Concelho do Seixal é talvez a mais grave a nível nacional no que respeita à falta de médicos de família. A falta de instalações dignas e adequadas às necessidades de atendimento dos utentes e às condições de trabalho dos profissionais continuam a faltar. Não fosse a iniciativa e a disponibilidade do Poder Local em ceder terrenos e insistir na realização de obras, a situação seria agora a mesma que no início dos anos oitenta. O Poder Central só a muito custo e com atraso foi construindo algumas novas instalações para Centros e Extensões de Saúde, sempre em terrenos cedidos pela Câmara.

Medidas para melhorar a resposta ao nível dos Centros de Saúde no Concelho do Seixal são urgentes, mas são igualmente urgentes as medidas para a construção de um novo hospital que permita dar resposta às necessidades de cuidados hospitalares das populações dos concelhos de Almada, Seixal e Sesimbra e das restantes áreas de referência do Hospital Garcia d’Orta.

O concelho do Seixal encontra-se no cruzamento de duas prioridades: uma local, de colocação de médicos de família e construção de novas instalações para Centros e Extensões de Saúde; outra regional, da construção de um novo hospital para as populações dos concelhos de Almada, Seixal e Sesimbra. Não é possível estabelecer uma prioridade entre cada uma destas medidas. São ambas necessárias e urgentes.

Seria absurdo que as faltas do governo para com o concelho do Seixal servissem como argumento para justificar as suas faltas para com toda a região.

Esta petição foi criada em 10 julho 2009