Petição em Defesa da Continuidade do Instituto de Odivelas como uma Escola de Excelência

Para: Presidente da República, Presidente da Assembleia da República , Primeiro Ministro , Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Ministro de Estado e das Finanças, Ministro da Defesa Nacional, Ministro da Administração Interna, Ministra da Justiça, Ministro da Educação e da Ciência, Ministra da Agricultura do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, Ministro da Saúde, Ministro da Solidariedade e da Segurança Social, Ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Secretária de Estado dos Assuntos Parlamentares e da Igualdade, Secretários(as) de Estado

Exmos(as) Senhores(as)

Presidente da República

Presidente da Assembleia da República

Primeiro Ministro

Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros
Ministro de Estado e das Finanças
Ministro da Defesa Nacional
Ministro da Administração Interna
Ministra da Justiça
Ministro da Educação e da Ciência
Ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território
Ministro da Saúde
Ministro da Solidariedade e da Segurança Social
Ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares

Secretária de Estado dos Assuntos Parlamentares e da Igualdade

Secretários(as) de Estado

Excelências,

O Instituto de Odivelas é uma escola centenária sob a alçada do Estado-Maior do Exército português, fundada em 1900 pelo Infante D. Afonso de Bragança, que tem por fim a educação de filhas de militares, de elementos da GNR, da PSP, de pessoal militarizado e de civis.

Face aos constrangimentos económicos atuais, adianta-se a discussão em relatórios com vista à extinção desta Escola, o que acarretará enormes dificuldades às educandas presentes e às suas famílias.

Mas não serão só as alunas atuais que ficarão mais pobres. Também o País sairá mais pobre se tal se vier a concretizar.

Com efeito a educação recebida pelas alunas do Instituto de Odivelas, que provêm de todas as classes sociais e são oriundas de todo o País, tem, ao longo de mais de um século, sido uma educação de excelência, tendo ‘as Meninas de Odivelas’, designação por que foram e são ainda hoje carinhosamente tratadas, ocupado em Portugal e no estrangeiro inúmeras posições de destaque ao serviço do País e da Sociedade Portuguesa.

Ora havendo presentemente um número recorde de alunas portuguesas e dos Países de Língua Oficial Portuguesa a demandarem um lugar nesta Escola, e tendo esta ocupado sempre uma posição entre as melhores escolas portuguesas do mesmo nível de ensino, não será com certeza este o argumento que justifique tal conclusão. O património constituído pelos laboratórios, as infraestruturas docentes e as coleções reunidas no Instituto para o ensino das ciências ombreiam entre os melhores do País, e justificam antes o respeito e admiração pelo esforço feito em Portugal pela tutela que, durante mais de 100 anos, tudo fez para o preservar e o ampliar.

E quantos problemas não houve que resolver, sem que alguma vez a hipótese de extinção ou de desmantelamento do Instituto de Odivelas houvesse sido considerada!

Por outro lado, a Escola soube dotar-se de uma gestão equilibradíssima e moderna, que, com os meios existentes e os inevitáveis planos de racionalização de recursos, soube estabelecer parcerias, acordos e convénios com o Município que potenciam o valor da inserção da mesma no seu ecossistema geográfico e social, e que constitui uma mais valia inegável para a cidade de Odivelas.

Dado que a diversidade do ensino é uma das riquezas dos sistemas educativos, apanágio de uma sociedade moderna, democrática e livre, também aqui não se vislumbra motivo que aponte para tal conclusão extrema.

O Instituto de Odivelas é uma Escola de valores, de competência e de rigor, forma mulheres equipadas para entender e lidar com a complexidade de situações que a vida oferece. Garante às famílias das alunas uma escola segura, que sempre se soube adaptar à realidade envolvente e tirar partido dela. Para algumas alunas foi a sua única família, para outras uma extensão da sua família natural, para todas um espaço educativo de alto nível, capaz de despertar e estimular a curiosidade científica, o espírito crítico, ideais de ação em prol da comunidade e espírito de camaradagem.

Não querendo conjecturar sobre as razões da proposta de extinção da Escola, que acreditamos se não relacionem com algum motivo de equilíbrio orçamental de curto prazo, apelamos a V. Exas. para que ‘as Meninas de Odivelas’ agora como no futuro, seja em que situação Portugal e o mundo se encontrem, possam continuar a dizer ‘Presente’ e que o Instituto de Odivelas possa continuar a acolher futuras gerações de alunas para lá receberem uma educação democrática de excelência.

Todos, todas teremos a ganhar.

20 de Julho de 2012.

Esta petição foi criada em 20 julho 2012