Petição MANIFESTO DE APOIO À CRIAÇÃO DE UM SINDICATO DOS TRABALHADORES DE ARQUEOLOGIA

Para: Trabalhadores de Arqueologia

MANIFESTO DE APOIO À CRIAÇÃO DE UM SINDICATO DOS TRABALHADORES DE ARQUEOLOGIA

O património cultural de um povo é marco fundamental da sua identidade e continuidade, estando plasmado na Constituição da República Portuguesa que uma das tarefas primordiais do Estado é “proteger e valorizar o património cultural do povo português” (art.º 9º CRP). Neste contexto, a tarefa dos trabalhadores de Arqueologia assume particular relevância, contrastando claramente com as condições profissionais que grassam no sector.

A degradação das condições profissionais dos trabalhadores da área da Arqueologia em Portugal tem realçado a necessidade de criação de uma entidade que represente todos aqueles que desenvolvem a sua actividade profissional no âmbito da Arqueologia e da defesa do Património Arqueológico, especificamente vocacionada para a defesa das condições de trabalho.

O desenvolvimento sustentado das profissões do sector da Arqueologia tem que passar pelo combate à precariedade, ao trabalho não remunerado e aos atrasos no pagamento de salários, à ausência de respeito pelas normas de saúde, higiene e segurança no trabalho, ao agravamento das condições de intenso desgaste físico. Tem ainda que defender a construção da justiça social através da melhoria das condições remuneratórias, o direito ao trabalho como direito fundamental acessível por todos, o respeito pela ética e deontologia profissionais.

O fim da instabilidade social e profissional no sector e a elevação dos padrões de qualidade na produção do Conhecimento sobre o Passado são essenciais para a dignificação do trabalho em Arqueologia. Só haverá progresso económico e desenvolvimento do País, nomeadamente ao nível da Arqueologia e Património, se for abandonado o modelo baseado em baixos salários, precariedade e desqualificação da mão-de-obra, optando-se pela aposta numa política de Crescimento e Emprego com direitos.

Pela protecção do património cultural do povo português e pela valorização dos profissionais da arqueologia, nós apoiamos o projecto de criação de um Sindicato de Trabalhadores de Arqueologia!

Os Subscritores,

Ana Mesquita