Petição Enfermeiros Repudiam Discriminação

Para: Ministra da Saúde

Ex.ª Sr.ª Ministra da Saúde

Os mais de 20 mil Enfermeiros abaixo assinados, vêm por este meio demonstrar o seu veemente repúdio pelo tratamento altamente discriminatório de que têm sido vítimas nos últimos anos em geral e pelo governo de que V. Ex.ª faz parte em particular. Igualmente repudiam o encerramento unilateral que efectuou das negociações da Carreira de Enfermagem, depois de ter tido anteriormente o desastroso acordo das estruturas sindicais para aniquilar o Dec. Lei 437/91, penalizando drasticamente os Enfermeiros ao nivelar todos por “baixo”. Nivelamento esse que não ficou minimamente corrigido (mas sim agravado para mais de 30 mil enfermeiros), ao proceder ao referido encerramento e mantendo os Enfermeiros como Licenciados de 2ª, e, muito aquém dos Enfermeiros Veterinários (estes sim Técnicos Superiores).

Repudiam ainda a atitude frouxa de rendição sem luta do SEP (que deste modo não os representa, pois não se revêem nesta submissão humilhante, nem lhe delegaram nas reuniões efectuadas nos serviços, intenções de rendição), pelo facto de ter aceitado “pequenas migalhas” que ainda aumentam mais as discriminações e mal-estar dentro da própria classe (é de todo impensável aceitar o favorecimento de 7 a 8 mil em detrimento de mais de 30 mil sem nenhuma revalorização nas transições).

Mais informam que se não forem fortemente esbatidas estas discriminações, estão dispostos a lutar por todos os meios (incluindo a paragem continuada de alguns sectores produtivos, vitais ao SNS), com a única finalidade de repor a equidade necessária à justa valorização das competências e função social que desempenham.

Com os melhores e respeitosos cumprimentos, esperam a melhor resolução e entendimento de V. Ex.ª.

Esta petição foi criada em 17 Junho 2010