Petição Alunos com Dislexia sujeitos a regras que foram alteradas à última hora

Para: Cidadãos

REQUERIMENTO / MANIFESTO

Ex. ma Comissão de Educação, Ciência e Cultura da Assembleia da República

A DISLEX, Associação Portuguesa de Dislexia, vem manifestar o seu desacordo e o seu mais vivo repúdio pela INJUSTIÇA e pelos malefícios que vão causar as medidas tomadas pelo Júri Nacional de Exames, quanto aos exames nacionais dos ALUNOS DISLÉXICOS e vem requerer que sejam envidados todos os esforços para que as mesmas sejam de imediato alteradas.
Razão:
. Inúmeros destes alunos beneficiam, desde há anos, de adequação nas condições de avaliação - na frequência e em situações de exame - onde se incluem “Exames a nível de escola”, apoio do tipo “Leitura de enunciados” (uns sob a alçada do DL n.º 3/2008, outros por definição de iguais medidas no respetivo Relatório Psicopedagógico);
. Estes alunos são agora obrigados a fazer exames nacionais, sem qualquer tipo de apoio, regras estas estatuídas pelo JNE;
. Portanto, estão sujeitos a regras que foram alteradas à última da hora;
. Estas medidas revelam total alheamento das caraterísticas e necessidades deste tipo de alunos, porque o seu principal problema reside precisamente na compreensão leitora (lentidão, hesitações, alterações, confusão ou não articulação das ideias com desfocagem de respostas) e no bloqueio emocional e possível desistência que a pressão da situação lhes causa;
. Com adaptação das condições de avaliação os mesmos alunos executam os trabalhos de avaliação de forma adequada, revelando em geral os saberes exigidos e uma maior criatividade.

Solicitamos a V. Ex. as o maior empenho em fazer atender a esta petição, impedindo que milhares de alunos sejam injustiçados por um sistema que lhes promete inclusão e equidade de direitos.

Porto, 15.5.12
Pede Deferimento