Petição Instituição do Dia Nacional do Cuidador a 26 de Agosto

Para: Assembleia da República

Instauração do Dia Nacional do Prestador Informal de Cuidados (Cuidador) a 26 de Agosto.

Na realidade portuguesa são diversas as situações e circunstâncias, em que pela sua natureza e especificidade, colocam os cidadãos perante uma fragilidade física, mental ou social, conduzindo-os a injustiças e desigualdades sociais decorrentes de problemas ou défices de saúde ou competência funcional.

São assim inúmeras as situações em que emerge a figura do cuidador (prestador informal de cuidados), quer estes sejam de natureza voluntária, remunerada, familiar ou social, o seu papel e importância é hoje deveras significativo, constituindo-se como parte essencial das redes informais de cuidados e actuando necessariamente em parceria com os prestadores formais de cuidados (enfermeiros, médicos, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, fisioterapeutas).

É aliás, da adequada e eficaz interligação entre as redes informais e formais de cuidados que se alicerça o sucesso do cuidado prestado. O trabalho em parceria assume um carácter mais eficiente se no centro dessa parceria for colocado um elemento de referência e proximidade, junto de quem necessita do cuidado.

Essa figura, tantas vezes desconsiderada, é a do cuidador, sem a qual a qualidade dos cuidados prestados pelas redes formais, bem como a própria qualidade de vida dos cidadãos que deles dependem, seria manifestamente inferior.

Esta petição visa assim assinalar a verdadeira importância que estes cidadãos possuem, por intermédio da instituição do Dia Nacional do Cuidador a 26 de Agosto, por ser o dia que assinala também, o nascimento da Madre Teresa de Calcutá, a freira fundadora das Irmãs Beneméritas da Boa Vontade e que dedicou uma larga parte da sua vida ao cuidado dos mais pobres, dos mais doentes e dos mais oprimidos na Índia, em particular na cidade de Calcutá.

Pretende-se com isso celebrar o cuidado e a entrega ao outro por intermédio do acto e tarefa de Cuidar de alguém que necessita da nossa ajuda.

O assinalar desta data, reforça a importância do debate social em torno desta figura e do seu importante papel na sociedade actual, onde se vive e envelhece, durante cada vez mais tempo e, no advento das doenças crónico-degenerativas é de esperar que o envelhecimento populacional acarrete consigo elevados níveis de dependência, contribuindo para o desenvolvimento desta figura, que se vê obrigada a modificar o seu perfil social e a sua vida de tal forma que naturalmente fica lesada, acrescentando uma sobrecarga diária à sua vivência, aliás como muitos trabalhos científicos na área são capazes de facilmente demonstrar, tal o nível de evidência conseguido.

Assim, a instituição do Dia Nacional do Cuidador permitirá que a sociedade, de um modo geral, releve o seu papel e importância e coloque o enfoque da necessidade de atenção e cuidado sobre o próprio Cuidador para além daquele que é Cuidado, reconheça o seu imprescindível papel social e o preserve contribuindo para o necessário debate sobre as variadas formas de apoiar e proteger os Prestadores Informais de Cuidados.

Esta petição foi criada em 01 Dezembro 2010