Petição Transportes alternativos entre Oeiras e Algés

Para: CMOEIRAS,VIMECA/LT,JFALGES,JFOEIRAS,CDRLISBOA

Tendo por base os seguintes argumentos, pede-se a criação de um transporte alternativo ao comboio entre Oeiras e Algés:

- A clara inexistência de um autocarro ou qualquer outro transporte rodoviário que ligue Algés à sua sede de concelho. Em caso de greve da CP, fenómeno bastante comum no ano corrente, qualquer trabalhador, estudante ou simples cidadão que pretenda viajar de Algés até Paço de Arcos, Oeiras ou mais longe, vê-se confinado ao uso do taxi ou carro próprio, caso este exista;

- Tendo uma total ausência de alternativas viáveis, os utentes deste trajecto ficam condicionados a utilizar diariamente o comboio da CP e o passe mensal correspondente (CP, CP/Vimeca, L023 ou outros), muitas vezes pagando mais do que deveriam;

- Para que hajam melhores acessibilidades para todos e não apenas para os mais ricos, num concelho onde existem remunerações salariais acima da média, bom parque escolar, óptimos programas culturais e turísticos, excelentes jardins e espaços verdes entre outros;

- Para que haja uma melhor coordenação entre as várias empresas de transportes públicos a operar no distrito de Lisboa, com mais benefícios para os utentes e menos encargos para as empresas e estado;

Face ao problema exposto, anexo ainda a minha reclamação pessoal, apartidária e livre de condicionalismos políticos:
"Recentemente mudei a minha habitação para Algés onde utilizo o comboio como meio de transporte único para chegar a Oeiras, o meu local de trabalho. E uso o comboio porque simplesmente não há mais alternativas directas. Não é pelas outras serem piores, é porque simplesmente não existem.

Em dias de greve da CP, algo bastante comum nos últimos tempos, não existem autocarros, eléctricos, metro ou transportes camarários de Algés para Oeiras. Curiosamente, Algés tem melhores acessos para Lisboa e linha de Sintra (com os eléctricos e autocarros da carris e os autocarros 162 e 012 da LT/Vimeca), do que para a própria sede de concelho, Oeiras. Para quem não tem carro e não quer gastar quilómetros num taxi, como é possível chegar de Algés a Oeiras sem o bendito comboio? Seja para trabalhar, ir à Câmara ou tratar de outros assuntos, sem comboio, apenas há deserto, um autêntico vazio entre Algés/Cruz Quebrada e Oeiras. Para vossa informação, para quem não tem carro próprio e pretende efectuar este pequeno trajecto de 7,6kms, pode:

- apanhar o taxi e pagar entre 6,65 e 8,49€;

- apanhar o autocarro 162 até à Amadora/Falagueira e depois o 106 até Oeiras;

- apanhar metros e autocarros até Praça de Espanha e depois o autocarro 115 até Oeiras;

- apanhar o 750 da carris até benfica e ir até Queluz ou Cacém e apanhar os autocarros 106 ou 112,

- e mais não sei, pois todas as "alternativas" envolvem mais de uma hora de viagem, vários transbordos que passam por Lisboa, e tudo para apenas fazer um percurso inferior a 10kms!

Hoje em dia isto não faz sentido, e muito menos com o potencial que as redes de transportes de Lisboa poderiam ter se fossem coordenadas e organizadas. Ainda por cima isto acontece num dos concelhos mais desenvolvidos do país, conhecido pelos bons indicadores a nível de condições de habitabilidade e de trabalho. É imperativo haver uma alternativa viável ao comboio entre Oeiras e Algés, para mim e para muitas outras pessoas que vivem o mesmo problema. Em dias de greve da CP são muitas as "baratas tontas" que andam em Algés, sem saber como chegar à sua sede de concelho (nem digo mais longe). Agora há que fazer alguma coisa por todas elas. Cabe às empresas de transportes e autoridade municipal arranjar um autocarro ou outro transporte que faça o trajecto Oeiras-Algés nos dias úteis. Infelizmente não posso fazer mais do que reclamar, outros hajam que possam agir e solucionar o problema. Aguardo uma resposta ao meu pedido/sugestão/reclamação, estando sempre disponível para mais esclarecimentos. "

Com os melhores cumprimentos,

Susana Caetano