Petição contra a Proposta de Aumento de Quotização da Ordem dos Enfermeiros

Para: Exma. Sr.ª Presidente da Mesa da Assembleia Geral, Enf.ª Ana Sara Cavalheiro Alves de Brito

Exma. Sr.ª Presidente da Mesa da Assembleia Geral,
Enf.ª Ana Sara Cavalheiro Alves de Brito:

No passado dia 5 de Maio de 2010, foi aprovado por maioria, em reunião do Conselho Directivo o aumento das quotas dos membros da Ordem dos Enfermeiros de €7,48 para €10 mensais. Esta decisão, traduziu-se numa Proposta que irá ser apresentada em Assembleia a 29 de Maio de 2010.

Assim sendo e após conhecimento do Ponto 12 (a ser tratado na Assembleia da Ordem dos Enfermeiros, sobre a Proposta de Aumento da Quotização) elaboramos esta Petição.

Discordamos com este aumento, e consequentemente com a Proposta.

Compreendemos as contas apresentadas na Proposta, porém, não vemos este aumento como algo essencial e prioritário para o bom funcionamento e desempenho da Ordem dos Enfermeiros.

Portugal, bem como a Europa, atravessam momentos de crise. Existem salários congelados, aumentos de impostos, tributações especiais em subsídios. O desemprego torna-se uma constante e uma triste realidade na enfermagem, assim pensa-se ser inviável o aumento da quota mensal da Ordem dos Enfermeiros. É o pagamento da mesma que nos permite o pleno exercício das nossas funções, trabalhando assim em conformidade com a lei.

Idiossincraticamente, a imposição deste aumento irá contribuir para aumentarem as dificuldades supracitadas, sem benefício para a Ordem dos Enfermeiros, uma vez que a política em vigor, não alterou a orgânica da Ordem, não se criaram mais postos de trabalho, nem pensamos terem sido tomadas medidas extraordinárias que justifiquem o aumento de custos.

Não obstante, contestamos o Ponto 12 da ordem de trabalhado da Assembleia Geral da Ordem dos Enfermeiros, propondo que não seja votado.
Mais propomos, que a medida do aumento da quotização da Ordem dos Enfermeiros seja referendada por todos os membros, e não apenas votada em Assembleia Geral.

17 de Maio de 2010

Na expectativa de uma resolução, atentamente,

Esta petição foi criada em 17 maio 2010
4 948 Pessoas