Petição APOIO A ANATOLY KARPOV PARA MUDAR A FIDE

Para: Federação Portuguesa de Xadrez (c.c Anatoly Karpov)

PETIÇÃO DE APOIO AO CANDIDATO DA MUDANÇA ANATOLY KARPOV

SENHOR PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE XADREZ,

No próximo Outono, no Congresso da FIDE, em Khanty-Mansiysk, terá lugar a eleição do Presidente da FIDE.

É do conhecimento dos xadrezistas que a organização internacional do xadrez há muito perdeu o rumo, com conflitos internos, interesses económicos e políticos, perda de prestígio e influência no mundo levando ao desinteresse e afastamento dos xadrezistas. A FIDE desligou-se das suas bases: as federações nacionais e os jogadores.

Assim, torna-se imperioso mudar a orientação e isto só é possível com uma liderança séria, experiente e credível entre os xadrezistas e a comunidade internacional.

Pela sua dedicação, seriedade e respeito que goza entre os xadrezistas pelo seu passado na prática e na promoção do xadrez, consideramos que o ex-campeão mundial Anatoly Karpov é o candidato certo à Presidência da FIDE.

Consideramos que o Sr. Karpov reúne as condições para poder fazer regressar à FIDE o prestígio e a credibilidade perdidas, despertar o interesse da comunicação social como o fez no passado e mobilizar a comunidade xadrezista, unindo-a em torno dos objectivos para que foi criada a FIDE – a competição.

Por outro lado, o Sr. Karpov conhece Portugal e pode ser um presidente sensibilizado para as questões de um país pequeno e com pouca influência no xadrez internacional.

Pelas razões expostas, como xadrezistas, vimos declarar o apoio ao Campeão da Mudança, o candidato a Presidente da FIDE, GM Anatoly Karpov.

Como membros da FPX vimos, igualmente, exortar a Federação Portuguesa de Xadrez a declarar o seu apoio ao candidato Anatoly Karpov à Presidente da FIDE.

Lisboa, 25 de Abril de 2010

Petição APOIO A ANATOLY KARPOV PARA MUDAR A FIDE, para Federação Portuguesa de Xadrez (c.c Anatoly Karpov) foi criada por: Membros da Federação Portuguesa de Xadrez.
Esta petição foi criada em 28 abril 2010