Petição Financiamento LusoCord - Banco Público Células Estaminais

Para: Primeiro-ministro; Ministro da Saúde; Secretário de Estado da Saúde; Membros do Parlamento da República Portuguesa; Autoridade para os Serviços de Sangue e da Transplantação

A/c Exmo. Senhor Primeiro-ministro
A/c Exmo. Senhor Ministro da Saúde
A/c Exmo. Senhor Secretário de Estado da Saúde
A/c Exmos. Membros do Parlamento da República Portuguesa
A/c da Autoridade para os Serviços de Sangue e da Transplantação

Findos 2 anos de funcionamento do LusoCord - BANCO PÚBLICO DE CÉLULAS ESTAMINAIS DO CORDÃO UMBILICAL nas instalações do Centro de Histocompatibilidade do Norte, este organismo ainda não recebeu qualquer financiamento para o funcionamento do banco. Temos conhecimento que as verbas foram contempladas no Orçamento de Estado para 2011, contudo, este organismo continua a sobreviver, desde o primeiro dia, sem qualquer tipo de apoio estatal.
A falta de definição no Despacho de criação, do mapa de pessoal afecto ao Banco, põe em risco a actividade do mesmo.

Actualmente, sem verbas nem pessoal para continuar o seu bom funcionamento, corre o sério risco de fechar portas deixando muitos doentes sem tratamento.
Verificamos que a capacidade das nossas instituições públicas da LUSOTRANSPLANTE se está a perder quanto à criopreservação do sangue dos cordões umbilicais que os nossos doentes precisam.

Temos sido contactados por pais que pretendem doar o sangue do cordão dos filhos para uso público, para os nossos doentes, preocupados com a situação de falta de apoio estatal ao BANCO PÚBLICO DE CÉLULAS ESTAMINAIS DO CORDÃO UMBILICAL – LUSOCORD
Vimos transmitir a nossa grande preocupação pelas dificuldades de meios do LUSOCORD - BANCO PÚBLICO DE CÉLULAS ESTAMINAIS DO CORDÃO UMBILICAL e a demora na atribuição dos necessários subsídios para a congelação e análise dos Sangues do Cordão Umbilical, que aguardamos há anos, enquanto assistimos às graves evoluções dos nossos doentes.

Vimos solicitar uma imediata resolução quanto ao financiamento e pessoal, que permita a operacionalização do BANCO PÚBLICO DE CÉLULAS DO CORDÃO UMBILICAL, LUSOCORD.

Esta petição foi criada em 25 julho 2011
3 166 Pessoas