Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Petição NÃO à demolição da Escola Avelar Brotero de Odivelas

Para: Presidente da Câmara Municipal de Odivelas

Exma. Senhora
Presidente da Câmara Municipal de Odivelas

No passado dia 2 de Julho de 2009, no programa Sociedade Civil da RTP 2, V. Exa. confirmou o que muitos cidadãos desta cidade já comentavam, mas que pensavam ser um boato: a sua intenção de demolir a antiga Escola Preparatória Avelar Brotero, hoje designada Escola do 2º e 3º Ciclos Avelar Brotero, com a justificação de que se encontra degradada. Afirmou ainda que no seu local nascerá uma zona verde.
Que a cidade precisa de mais zonas verdes, ninguém tem dúvidas. Mas que haja necessidade de demolir este edifício para esse efeito, já não parece tão cristalino. Para mais que mesmo em frente à escola nasceu há pouco tempo uma aprazível zona verde.
Que a escola está degradada, também é um facto conhecido, e desde há muito tempo que são reclamadas obras. Porque não se fazem então as devidas obras de recuperação? De facto, trata-se de um dos mais importantes e interessantes edifícios de Odivelas em termos de arquitectura, pois é claramente um exemplo da arquitectura da escola de Le Corbusier. Localizada mesmo à entrada da cidade, para quem vem de Lisboa, “dever-se-á ter inserido no importante programa de escolas modernistas que se seguiu aos projectos seminais da Escola do Bairro de S. Miguel (Lisboa, 1949-53), do recentemente desaparecido arquitecto Ruy Jervis d’Athouguia, e da Escola do Vale Escuro (Lisboa, 1953-56), dos arquitectos Joaquim Bento de Almeida e Victor Palla” (Pedro Afonso Fernandes, http://odivelasurbe.blogspot.com)
Para além do seu interesse arquitectónico, por lá passaram gerações de estudantes e muitos professores fizeram lá toda a sua carreira. Foi ainda a escola de atletas de renome mundial, como Nélson Évora. É sem dúvida alguma um património desta cidade.
Mas a Câmara decide friamente destruí-la da forma mais insensível. Mais uma vez se prova que está mais interessada em construir cidade nova do que estimar e preservar o que já temos de bom. Além disso, o centro de Odivelas perde mais um estabelecimento escolar, caminhando inexoravelmente para a desertificação. Quando já nada houver com vida no centro, quem quererá lá viver?? Por isso, os cidadãos subscritores desta petição opõem-se a este apagar da nossa memória e do nosso património, apelando a V. Exa. que revogue sem mais a decisão de demolir a Avelar Brotero e que desenvolva esforços pelo seu integral restauro, pois os cidadãos desta cidade merecem-no.
Dizemos NÃO à morte da Escola Avelar Brotero!



Qual a sua opinião?

Esta petição foi criada em 08 julho 2009
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
138 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.