Petição Por um Centro de Cultura e Intervenção Feminista na cidade de Lisboa

Para: Câmara Municipal de Lisboa

A ideia da criação de um Centro de Cultura e Intervenção Feminista na cidade de Lisboa foi apresentada pela UMAR (União de Mulheres Alternativa e Resposta) à Câmara Municipal de Lisboa em 2008.

Na origem desta proposta esteve a situação inaceitável em que se encontra o Centro de Documentação e Arquivo Feminista Elina Guimarães, o único centro de documentação do país que possui um espólio sobre os movimentos feministas nas últimas três décadas em Portugal, com uma pequena parte de documentação digitalizada através da preciosa colaboração da Fundação Mário Soares.
As instalações onde a UMAR e este Centro funcionam, na Rua de S. Lázaro, são arrendadas à Câmara Municipal de Lisboa e correm risco de incêndio devido a infiltrações de água, situação exposta à Câmara Municipal desde 2005. A exiguidade de espaço para a actual dinâmica da associação com vários projectos nacionais e internacionais é por demais evidente para quem nos procura.

Deste modo, as pessoas abaixo-assinadas, conhecendo e reconhecendo o valor da intervenção da UMAR apelam a que seja encontrada uma situação condigna através da criação de um Centro de Cultura e Intervenção Feminista na Cidade de Lisboa que envolvesse diversas vertentes: espaço para o centro de documentação, livraria, exposições, realização de debates, concertos, teatro, performances, instalações, formação, atendimento/reencaminhamento a vários níveis. Este centro à semelhança do que acontece em outras cidades europeias como Barcelona, Paris, Madrid, Londres, Bruxelas, proporcionará, não só novas dinâmicas culturais à cidade, como também uma participação cidadã mais activa e plural.

Lisboa, 8 de Janeiro de 2010

As signatárias e os signatários

Esta petição foi criada em 12 Janeiro 2010