Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Petição Projecto para a praia de Ribeira D'Ilhas

Para: Camara Municipal de Mafra

Esta petição surge no intuito de ser revisto e alterado o Plano Pormenor da Ribeira D´Ilhas, mais concretamente o espaço, onde está inserido o "surfcamp" da praia.

O que é feito da opinião, participação e integração pública, nomeadamente dos residentes?
E sem preliminares de gestão e planeamento do território!!
A sua localização geofísica encaixa-se num vale cujas vertentes são áreas de Reserva Ecológica Nacional e Reserva Agrícola Nacional!!
Que se encontra em zona de leito de cheia será suficiente!!
E de falhas tectónicas existentes!!
- Deveria ser feito um esforço para a preservação do património natural
- Não queremos uma numa reserva natural rodeada de moradias e prédios á semelhança da area que envolve a vila da Ericeira ...
- Incentivos aos empresários locais no sentido de prover a sustentabilidade dos seus projectos, bem como ofertas de trabalho, que tantos residentes necessitam....
- Não queremos financiamentos e projectos de empresas internacionais, que nada têm haver com a cultura local e pura da região.......

"A Ericeira é o que cada devoto quiser. Para nós é isto: mar, luz, iodo, cacimba, vagar. Saudades do tempo em que havia tempo para ter tempo e nada era definitivamente urgente. A Ericeira é uma família. São as outras famílias, os amigos. A ternura, a cumplicidade e os afectos antigos. A Ericeira é o sitio onde, enfim…, todas as pessoas deviam de ter um sitio assim na vida. Mesmo que não se chamasse Ericeira.
Todos nós estamos a par dos níveis cada vez mais altos de poluição, nomeadamente da poluição das águas, um meio com o qual como surfistas estamos muito familiarizados. Neste sentido, acreditando que os surfistas têm a possibilidade e o dever de se relacionarem com as populações por onde vão passando aquando das suas surftrips, alertando para a questão da poluição e promovendo a criação de projectos que visem a protecção ambiental e a melhoria de vida desses locais.
Todos nós podemos ajudar a preservar o ambiente, não é preciso ir numa surftrip para um sítio longínquo do globo, basta termos uma atitude ambientalmente positiva na praia onde surfamos todos dias, com pequenos gestos podem ajudar muito!
Na avaliação do que tem sido a evolução da sociedade portuguesa, a qualidade da direcção política e a operacionalidade dos dispositivos de regulação aparecem os factores críticos para explicar a geração e amplificação dos desequilíbrios. Se forem considerados apenas os factos e ignoradas as declarações, os responsáveis políticos e as elites culturais portuguesas tem operado como se não houvesse interrelação entre as variáveis que manipulam, mostrando-se insensíveis aos efeitos perversos das suas decisões, cada uma delas apresentada como sendo orientada pelas melhores intenções. Por um lado a direcção política não responde à evolução dos factos, insistinto num programa único. Por outro lado os factos não respondem às determinações dos decisores, gerando efeitos perversos que se tornam cumulativos. Onde se encontrarem estas relações será natural que os dispositivos de regulação não tenham eficácia, porque não havendo correspondência entre declarações políticas e os factos que resultam das decisões politicas, também não haverá um referencial estável em que se integre o que deve ser avaliado e regulado.
O primeiro critério a satisfazer para que seja possível um cenário diferente do da continuidade e definhamento refere-se à qualidade, é antes do mais, uma questão de cultura política e social, assumindo a herança do passado mas estabelecendo a decisão em função de uma responsabilidade para com o futuro. A economia do mar é um agregado de sectores que deverá responder à exploração de um recurso natural vital para Portugal que terá importantes desenvolvimentos no longo prazo e onde Portugal pode aspirar a ter um papel importante na iniciativa e de protagonismo.
A concretização de Planos de Acção para cada um dos componentes da Economia do Mar em Portugal, necessitam de um conjunto de acções de enquadramento institucional e organizacional que permitam a concretização das condições de viabilização e o sucesso dos planos e acções propostos.
Deverão ser envolvidos em cada uma destas redes, os responsáveis pelos centros e clubes náuticos da região, as entidades gestoras dos portos de recreio e marinas, os instrutores/monitores de desportos náuticos, os empresários de turismo, e as autarquias.
Utilização durante o ano pela população da região e da sua envolvente. Na vertente de lazer, atraindo turistas e grupos de férias activas do Norte da Europa e das zonas interiores, onde o clima e as condições são menos propícios, ou menos interessantes. Numa vertente de formação/actualização de conhecimentos e certificação, nos domínios da gestão e manutenção, Ambiental e Sustentável.
Numa vertente de formação/actualização de conhecimentos e certificação, nos domínios da gestão e manutenção, Ambiental e Sustentável. Envolver os diversos actores na elaboração do plano, referido, dando acesso a “agenda estratégica”, consultores certificados para a elaboração de estudos de impacte Ambiental, incluir o desenvolvimento de um modelo específico para Avaliação de impacte Ambiental.
O mar é o que está no ponto de partida mais baixo. Com uma diferença. O mar é o único domínio com carácter identitário. E este ponto tem de ser muito sublinhado. Portugal não se identifica por ter turismo nem por tirar partido do ambiente. O mar não é só para tirar, extrair valor, é um elemento que nos define, que nos dá identidade. Recuperando a noção na população e nos responsáveis, de que Portugal é antes de mais um pais atlântico. A nossa vocação atlântica do ponto de vista geopolítico é onde vamos clarificar o futuro de Portugal .Ericeira,World Surfing Reserve, esta distinção tem um valor acrescentando para as gerações futuras, um trabalho continuado, com planeamento, estudo, educação, formação, e investimento. O estudo de toda a área da reserva, estudar a erosão da costa, saber qual a quantidade e qualidade da população dentro da reserva, o seu modo de vida e a informação que têm sobre o ambiente.
A Ericeira tem de ter em conta a atenção que está a despertar para todos sectores da indústria do surf, as grandes marcas da indústria do surf tem os olhos postos na Ericeira, são bem-vindos, mas temos de ter em atenção uma coisa, temos de continuar a proteger e não cair em loucuras.
Parcerias com as Universidades/Institutos/Organizações Não Governamentais/Qutarquias/Empresários tanto para estudar como gerir os projectos a desenvolver na e sobre a World Surfing Reserve Ericeira. Preservar e valorizar o património litoral português e a protecção da população que lá vive. Acções de sensibilização tem como objectivo alertar a opinião pública para a fragilidade do litoral e familiarizar a população com a noção de eco cidadania.
É triste verificar que ainda continuam a existir resíduos nas nossas praias. As soluções fornecidas pelo homem aos macros-resíduos nas zonas de lazer revelam-se insuficientes. Com efeito, a limpeza mecânica por exemplo trata o fenómeno e não a causa. Assim a limpeza de superfície não impede os resíduos de provocar danos consideráveis e irreversíveis na biodiversidade e erosão das praias.
Numa vertente de formação/actualização de conhecimentos e certificação, nos domínios da gestão e manutenção, Ambiental e Sustentável.
Para a consolidação deste projecto, torna-se necessário definir os pressupostos da atribuição de apoios municipais aos agentes locais, sempre na perspectiva da articulação entre a racionalização dos recursos disponíveis e a maximização da eficácia das actividades dinamizadas. A atribuição dos apoios tem em atenção factores quantitativos e qualitativos, assim como o impacto directo ou indirecto das (s) actividades (s) na dinamização académica, cultural, desportiva, económica, turística da região.
Quanto à natureza dos apoios, poderão ser:
. Financeiros – transferência de verbas para apoiarem a realização de actividades/ projectos ou a aquisição de recursos materiais necessários à concretização das iniciativas;
. A transferência de uma percentagem na factura da água dos habitantes da área para a reserva (WSR Ericeira) empresas que praticam a sua actividade empresarial na zona adjacente á reserva,
. A direcção responsável pela WSR (World Surfing Reserve Ericeira ), tem de ser ouvida em todos projectos a realizar : saneamento básico/fluvial/ETAR estações de tratamento águas/rodoviário/edificações imóveis/instalação futura de empresas na área, a verba obtida reverter para a entidade responsável pela admistracção da World Surfing Reserve Ericeira,
. Requisitar apoios junto das entidades da UE(união europeia), do governo português,
. A nível de apoios de entidades privadas é outra forma de financiamento tanto a nível financeiro como criar parcerias com essas entidades em termos de equipamentos: estruturas de apoio: imóveis/veículos motorizados/embarcações marítimas/ equipamentos informáticos/vestuário para os colaboradores amadores e profissionais da reserva,
. Materiais e logísticos – cedência temporária ou permanente de instalações ou bens necessários ao funcionamento, à realização das actividades/ projectos;
. Técnicos – prestação de serviços por técnicos autárquicos que sejam necessários à concepção e desenvolvimento de investimentos e actividades/projectos.
. Aconselhamento e apoio jurídico para a constituição e legalização na elaboração de planos, projectos e relatórios de actividades, ajuda técnica no planeamento da construção de instalações e elaboração dos projectos de construção. Estabelecimento de contactos com outros organismos públicos e/ ou privados, ao nível de documentação e informação.,
A sustentabilidade económica, serão calculadas considerando investimentos necessários bem como a pertinência do projecto para o desenvolvimento desportivo, académico, social e turístico.
. Sensibilização para questões inerentes ao Património Ambiental Cultural local;
Portugal é, antes de mais um pais atlântico, a vocação atlântica é o resultado do carácter identitário do mar. Em termos históricos e geopolíticos, Portugal tem um papel importante, mas que explora muito pouco, e essa vocação atlântica e onde vamos clarificar o futuro de Portugal. Se não o fizermos, Portugal não tem papel estratégico.
A candidatura a Reserva Mundial de Surf não acabou com a vitória, mas começou agora. É necessário o empenho de todos os envolvidos."
Fonte:João Miranda


A história do Surf na Ericeira foi construída por pessoas, pelo seu amor pelo desporto bem como pelos momentos inesquecíveis que nos proporcionam. Saber receber é uma arte ...

Se não concordas com o novo visual para a Praia, a implementar após os processos de expropriação dos terrenos do Vale, assina....


Juntos seremos muitos!!!



Qual a sua opinião?

Esta petição foi criada em 09 fevereiro 2012
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
4 089 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.