Petição Pelo tratamento ético dos animais de Companhia

Para: Presidente da Assembleia da Região Autónoma da Madeira

Para: Exm.º Senhor Presidente da Assembleia da Região Autónoma da Madeira: Dr. José Miguel Mendonça

Como comunidade humana e dada a nossa superior faculdade intelectual, podemos ser responsabilizados pela racionalidade das nossas acções e decisões, quanto às suas consequências sobre as outras espécies com que convivemos. Nós humanos, dada a nossa superior potencialidade emocional, seremos responsabilizados pela nossa consciência, quanto ao sofrimento que causamos a outras espécies em resultado das nossas acções e decisões. Vimos assim, em consonância com as nossas preocupações éticas, remeter esta petição.

Considerando que:
a) os animais são seres sencientes;
b) a ética humanista não se coaduna com maus tratos a animais;
c) cães, gatos e humanos são animais que partilham o mesmo espaço público;
d) existe um número crescente de cães e gatos abandonados;
e) a actual solução de eutanasiar milhares de animais por ano é algo que nos entristece profundamente;

Nós cidadãos e as cidadãs abaixo assinados, no exercício cívico e político do seu direito de petição, permitimo-nos fazer à Assembleia da Região Autónoma da Madeira, na pessoa de V. Exa., as seguintes recomendações.

Que na Região Autónoma da Madeira se façam aprovar medidas, programas ou propostas que visem:
i) a realização de campanhas de controle da população de animais errantes e que respeitem o direito à vida e à dignidade destes;
ii) promover campanhas de identificação de animais de companhia através de micro-chip;
iii) o reconhecimento da figura do animal comunitário;
iv) melhorar as condições no canil municipal do Funchal;
v) contribuir para a efectiva intervenção das autoridades e aplicação da lei em caso de flagrante atropelo aos direitos dos animais, sem ser necessária denúncia;
vi) contribuir para a formação cívica da população em geral, no domínio do respeito pelos direitos dos animais.

Petição Pelo tratamento ético dos animais de Companhia, para Presidente da Assembleia da Região Autónoma da Madeira foi criada por: Representação parlamentar do PAN na ALRAM.
Esta petição foi criada em 20 fevereiro 2012