Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Petição Não à destruição do património histórico e cultural de Lamego

Para: Presidente da República; Assembleia da República; Primeiro-Ministro; Presidente da Câmara Municipal de Lamego

Exmo. Sr. Presidente da República; Exma. Sra. Presidente da Assembleia da República; Exmo. Sr. Primeiro-Ministro; Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Lamego

A autora da presente petição e os seus signatários vêm por este meio contestar, reprovar e pedir a imediata suspensão e posterior anulação do demoninado "Projecto de requalificação do Espaço Público do Eixo Barroco" da Câmara Municipal de Lamego, com previsão de arranque ainda durante o primeiro trimestre de 2012 e duração de cerca de um ano.

O referido projecto compreende a requalificação das históricas e emblemáticas Avenidas Dr. Alfredo de Sousa, Visconde Guedes Teixeira, Largo dos Combatentes, Largo da Vitória e Largo do Espírito Santo, incluindo a Praceta Henrique Veiga de Macedo, através da destruição de toda uma paisagem urbana histórica e característica da cidade, construída em inícios do séc. XX, de grande beleza insubstituível e com toda a funcionalidade suficiente para atender às necessidades de tráfego automóvel e pedestre dos habitantes e pessoas de passagem pela cidade.

Sendo a Câmara Municipal de Lamego uma das Câmaras Municipais Portuguesas endividadas, vai investir mais de três milhões de euros na requalificação das referidas zonas do centro histórico, situadas no prolongamento da escadaria do Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, tão emblemático para a cidade e conhecido por todo o território português.
Valor esse que sairá do erário público dado que será financiado em 80% pelo FEDER - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e ainda terá parcerias de Instituições públicas e privadas (IGESPAR, EDP, juntas de freguesia, entre outras).

A concepção de aspecto vintage e romântica do centro histórico de Lamego será destruída e substituída por uma "camada de granito" e mobiliário moderno, banal e igual a tantos outros em cidades em que se procedeu a idêntica destruição do património cultural e histórico.

Imagens actuais antes do projecto:
http://i50.tinypic.com/6od9pd.jpg *
http://i49.tinypic.com/33nhw80.jpg *
http://i46.tinypic.com/314dkdh.jpg *

Imagens de como ficará depois:
http://i49.tinypic.com/am9vmw.jpg *
http://i47.tinypic.com/243kz14.jpg *
*imagens retiradas da internet, desconhecendo-se os autores

Lamego deixará de ser uma cidade conhecida pelos belos jardins antigos bem cuidados, para passar a ser mais uma cidade banal e incaracterística, onde milhões de euros serão gastos desnecessária e inconsequentemente num projecto megalómano, de inexistência estética e cultural, com a justificação de que a cidade precisa melhorar o tráfego rodoviário.
Cidade essa em que a circulação rodoviária é baixa, não sendo prioridade nem necessidade para os os seus habitantes e visitantes qualquer alteração que não seja a de manutenção e repavimentação nas ruas e avenidas existentes, caso se encontrem a precisar de intervenção.

Para além dos motivos referentes à evidente destruição do património na cidade e da delapidação do património financeiro dos contribuintes portugueses que irão suportar mais um projecto desnecessário (criado não para servir os interesses da população, que irá sair prejudicada ou, no mínimo não beneficiada), é de salientar também que o projecto irá lesar os comerciantes na área envolvente já por si em dificuldades, bem como os seus moradores que irão ver as principais artérias da cidade com obras de grande porte e com as suas vidas obrigatoriamente alteradas, com barulhos e destroços durante cerca de um ano, tempo previsto pela Câmara Municipal de Lamego para a sua conclusão (não contabilizando a possibilidade das habituais derrapagens nos prazos das obras públicas e das habituais derrapagens orçamentais que por vezes obrigam obras a ficar inacabadas).


Pelo exposto, os signatários vêm pedir a imediata suspensão e posterior anulação do "Projecto de requalificação do Espaço Público do Eixo Barroco", da Câmara Municipal de Lamego.

Os signatários



Qual a sua opinião?

Esta petição foi criada em 01 fevereiro 2013
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
584 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.