Petição Contra a criação do mega- agrupamento que integre o Agrupamento de Escolas Martim de Freitas

Para: Direcção Regional da Educação do Centro

Os abaixo-assinados, pais e encarregados de educação da Escola Básica Martim de Freitas, preocupados com a anunciada constituição de mega-agrupamentos, nomeadamente, o que poderá integrar o Agrupamento Martim de Freitas e a Escola Secundária José Falcão, manifestam o seu total desacordo face à concretização dessa realidade porque:
• a Direção dos mega-agrupamentos distancia-se dos problemas reais da Escola, tornando-a desumanizada e aumentando a dificuldade em resolver as situações
problemáticas;
• contrariamente ao anunciado, a medida é puramente económica, com claras consequências negativas ao nível pedagógico e humano;
• a gestão de uma estrutura desta dimensão, dividida por diferentes espaços, cria grandes dificuldades de comunicação entre todos os elementos da comunidade
educativa (pais / professores/alunos/assistentes operacionais);
• atenta contra a liberdade de escolha do estabelecimento de ensino por parte dos pais/e. e. e dos alunos;
• contraria a legislação vigente e recentemente publicada (alínea d) do ponto 1, do artª 7.º -A, do Decreto-Lei n.º 137/2012);

Esta petição foi criada em 11 Janeiro 2013