Petição PELA TRANSMISSÃO DO III MUNDIAL DE FUTSAL FEMININO

Para: Federação Portuguesa de Futebol/RTP

O futsal feminino tem conquistado, nos últimos anos, o seu espaço. A pulso e graças ao trabalho maioritariamente gratuito e desinteressado de centenas de cidadãs e cidadãos e contribuintes. No último Verão pudemos ver, pela primeira vez, na RTP, em sinal aberto, uma iniciativa louvável – a transmissão da Final da Taça de Portugal de Futebol Feminino, que opôs a SU 1º de Dezembro ao Clube Albergaria. Um momento histórico que veio dar um impulso importante ao futebol feminino, que vive hoje um verdadeiro estado de graça.
Entre os próximos dias 3 e 9 de Dezembro, Portugal recebe o III Torneio Mundial de Futsal Feminino. Uma prova internacional que vai juntar as melhores jogadoras do Mundo em Oliveira de Azeméis. Uma prova que, se ampla e entusiasticamente divulgada, pode catapultar também o futsal feminino para o estado de graça de que necessita para se dar a conhecer junto do grande público e, assim, dar passos mais firmes rumo ao seu crescimento. Costuma dizer-se que as pessoas só sentem falta do que conhecem. E muitas são as que hoje ainda desconhecem a capacidade e potencial das e dos agentes ligadas/os ao futsal feminino. Dizer que o futsal no feminino não tem interesse para o público em geral é falacioso. Senão vejamos: o golo marcado por Rita Martins num jogo do campeonato da AF Lisboa foi visualizado já mais de MEIO MILHÃO de vezes no youtube e teve um enorme destaque nos órgãos de comunicação social portugueses e mundiais.
Sabemos que a RTP vive tempos de contenção e que só com uma comparticipação da FPF será possível transmitir pelo menos um jogo deste III Torneio Mundial. Mas será que a FPF – a mesma que conseguiu que fosse transmitida em directo a final da Taça de Portugal de Futebol Feminino; a mesma que recebeu 800 mil euros por um jogo de carácter particular e de interesse meramente financeiro disputado pela Selecção Nacional de Futebol AA no Gabão; a mesma que teve resultados positivos de 2,5 milhões de euros no último exercício...será que a FPF não pode ter essa comparticipação, percebendo que o que agora será um custo, será mais à frente um enorme benefício com um retorno exponencialmente superior?
FAÇAMOS SENTIR À FPF QUE A TRANSMISSÃO DE PELO MENOS UM JOGO DE PORTUGAL NESTE III TORNEIO MUNDIAL NÃO É UM DESEJO DE UMA MINORIA, MAS UMA NECESSIDADE IMPERIOSA RUMO À TÃO PROPALADA IGUALDADE DE GÉNERO, NÃO SÓ ENTRE MASCULINO E FEMININO MAS TAMBÉM ENTRE FUTEBOL E FUTSAL. ASSINE JÁ ESTA PETIÇÃO. TODOS SEREMOS POUCOS.

Esta petição foi criada em 29 novembro 2012
1 105 Pessoas