Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Petição NÃO À EXTINÇÃO/AGREGAÇÃO DE FREGUESIAS

Para: população do Concelho de Palmela, População em geral

Petição Proposta de Lei nº44/XII- Reorganização administrativa Territorial Autárquica - Concelho de Palmela.

Dizemos NÃO à extinção/agregação de Freguesias

O governo aprovou, recentemente, uma proposta de lei que pretende proceder à extinção de cerca de 1500 freguesias com evidentes prejuízos para as populações, para os trabalhadores e para a Democracia. E sendo o Poder Local Democrático uma das mais importantes conquistas do “25 de Abril” e um dos motores do desenvolvimento local a Junta de Freguesia de Palmela, repudia esta pretensa reforma da Administração pública Local que a ser concretizada atingirá, também, Freguesias do Município de Palmela.

Considerando que o poder local democrático, indissociável da existência de órgãos próprios eleitos democraticamente, com poderes e competências próprias e agindo em total autonomia face a outros órgãos e em respeito da Constituição, é parte da arquitectura do estado português e constitui um dos pilares da democracia, os abaixo-assinados rejeitam, liminarmente, a Proposta de Lei nº 44/XII – Reorganização Administrativa Territorial Autárquica – iniciativa legislativa do Governo Português, pelos seguintes motivos:

1. Consideram a proposta irresponsável, injusta e antidemocrática, pelas seguintes razões:
a) Impõe, com caráter obrigatório, um modelo de reorganização – Art.º 3º, d); Artº 5º, nº 1;
b) Exige a subsunção a critérios rígidos de percentagens – Artº 5º e 6º, nº 4;
c) Impõe penalizações aos dissidentes – Artº 9º, nº 5;
d) Substitui-se à vontade dos cidadãos que não considerem boa a solução obtida com meras operações aritméticas – Artº 12º, nº 4 e Artº 15º.

2. A Proposta de Lei nº 44/XII:
a) Não preconiza um modelo adequado à realidade social portuguesa.
b) Não garante ganhos de eficiência e eficácia para o Poder Local.
c) Não respeita a vontade dos cidadãos.
d) Não traduz qualquer ganho para o erário público.
e) Não contempla qualquer benefício para as populações e para a organização do Poder Local.

3. Os abaixo-assinados entendem, ainda:
a) Que qualquer modelo de Reorganização Administrativa das Freguesias, deve ser precedida ou, no mínimo, acompanhada de legislação reguladora das competências próprias das Freguesias e dos respetivos meios financeiros.
b) Que uma Reforma Administrativa, qualquer que ela seja, deve auscultar as populações, ser protagonizada pelos Autarcas e vincular os seus pareceres e sugestões.

4. Os abaixo-assinados consideram que a forma como a proposta de Lei nº 44/XII coloca a Organização do Território vai prejudicar as populações do país, quer pela perda de identidade quer pela perda de uma política de proximidade, porque as freguesias, enquanto orgãos autárquicos de proximidade são um elemento de agregação e de identidade colectiva das populações.
5.As freguesias prestam serviços às populações com mais eficácia e mais eficiência e representam no total do país apenas 0,1% do orçamento do Estado.
6. Os abaixo-assinados não vêem nesta proposta a salvaguarda das suas especificidades, da preservação da sua identidade e do desenvolvimento futuro das Freguesias do Concelho de Palmela.
Desta forma, consideram que, ao momento, não existe nenhuma Freguesia no Concelho em condições de ser extinta, dada a relevância efetiva dos serviços que cada Junta de Freguesia assegura às suas populações.

O Concelho de Palmela tem 464,5 km2 e apenas cinco freguesias. A extinção de duas freguesias, como o Governo Pretende, constitui um grave prejuizo para as populações e um absurdo inqualificável num território com esta dimensão e com 62549 habitantes.

Dizemos não à extinção de Freguesias e em Defesa do Poder Local.











Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
205 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.