Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Petição pela manutenção da urgência médico-cirúrgica em Torres Vedras

Para: Ministro da Saúde, Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde, Secretário de Estado da Saúde e Presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo

Pretende o Ministério da Saúde reformular os serviços de saúde no Oeste, criando um único Centro Hospitalar, com valências repartidas entre Torres Vedras e Caldas da Rainha.

No âmbito desta reforma prevê-se que a urgência médico-cirúrgica fique sediada em Caldas da Rainha, passando Torres Vedras a ter uma simples urgência básica e pediátrica.

Atualmente ambos os hospitais tem um atendimento em urgência médico-cirúrgica de 250 doentes por dia, sendo os próprios profissionais de saúde de ambos os hospitais a afirmarem que nenhum dos dois tem capacidade para absorver a urgência médico-cirúrgica do outro hospital.

Acresce que passando toda a região oeste a verter para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa, não faz qualquer sentido que um doente urgente seja transportado de Torres Vedras para o Hospital das Caldas da Rainha (40 km) e caso este não consiga resolver o problema, o mesmo doente urgente faça o caminho de retorno (+ 40km), passando por Torres Vedras a caminho do Hospital de Santa Maria em Lisboa (+ 40 km), colocando-se em risco a vida das pessoas.

Por último, recentemente, os Municípios da Nazaré e de Alcobaça deliberaram no sentido da sua população deixar de ser atendida no Centro Hospitalar das Caldas da Rainha para passar a ser assistida pelo Centro Hospitalar de Leiria, reduzindo substancialmente a área de influência e o número de população que verte para o Centro Hospitalar das Caldas da Rainha.


Face ao exposto os signatários exigem ao Senhor Ministro da Saúde a reavaliação da situação no sentido de:

a) Manter a urgência médico-cirúrgica a funcionar em ambos os hospitais de Torres Vedras e Caldas da Rainha, por forma a garantir a qualidade de serviço inerente a uma urgência;

b) A ser inviável a manutenção em funcionamento de ambas as urgências médico-cirúrgicas que ela se mantenha em Torres Vedras pelas razões expressas a cima.



Qual a sua opinião?

Esta petição foi criada em 29 fevereiro 2012
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
4 654 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.