Petição QUEREMOS QUE A ABRA CONTINUE NO CANIL DE BRAGA

Para: Público em geral

Tendo conhecimento que a Abra foi impedida de entrar no canil de Braga, sem qualquer pré aviso, sendo esta medida contra o protocolo que a Agere assinou com a Associação Abra, e que se encontra publicado no website da Câmara de Braga, página da Agere, conforme se transcreve:

"Todos os serviços relacionados com a captura, recolha, e restituição para adopção de animais no concelho de Braga, são da responsabilidade da Agere-EM. O Departamento de Higiene e Limpeza pode ser contactado directamente pelo Telf. 253 205 091.
O novo canil/gatil municipal, cujo projecto foi aprovado pelo Conselho de Administração da AGERE, EM, entrou em funcionamento. O cumprimento das normas europeias está assegurado. Existem todas as condições consideradas essenciais, para a permanência dos animais neste local.
Está finalizado, ao fundo da Rua da Depuradora (junto aos edifícios da depuradora e parque de oficinas da Agere-EM), em Real, o edifício onde passa a funcionar o novo canil/gatil municipal, com 360 m2, cuja gestão está a cargo do Departamento de Higiene e Limpeza da empresa.
O edifício, construído de raiz, implicou um investimento de cerca de 150.000 euros, integralmente coberto pela Agere-EM. Estando o edifício terminado, encontram-se apenas em fase de execução os arranjos exteriores.
As novas instalações dispõem de 22 celas para cães e 10 celas para gatos, possuindo ainda celas especiais para cadelas com ninhadas. O número de animais que podem ser albergadas no novo edifício é variável, uma vez que a quantidade por cela é definido em função do peso dos mesmos, segundo as normas estipuladas na lei n.º 315/2003, de 17 de Dezembro, da Convenção Europeia para a Protecção de Animais de Companhia.
Desde Abril de 2005 que numa colaboração com a Associação Bracarense Amigos dos Animais (ABRA), esta entidade sem fins lucrativos formada em Braga, ajuda o canil municipal no intuito de arranjar o maior número de adopções para os animais abandonados ou dados pelos donos para abate, minimizando o seu sofrimento.
Todos os dias uma equipa de voluntários vai ao canil para dar carinho, passear e tratar dos animais lá residentes e atender possíveis adoptantes. Neste tempo a Associação conseguiu que muitos cães e gatos fossem salvos (em Junho contabilizava-se à volta de 500 cães e 100 gatos).
Para isso muito contribuem as campanhas periódicas que fazemos, em sítios estratégicos da cidade."

Vimos por este meio demonstrar a nossa indignação e repúdio por esta medida. A Agere, num Estado de Direito, não pode exercer este tipo de autoridade, sem uma justificação devidamente fundamentada. Nem o concelho de Braga, nem Portugal, podem tolerar este tipo de medidas completamente opostas ao nosso regime democrático e à Constituição Portuguesa.
Quem está a alimentar os animais, quem está a dar água aos animais, quem está a cuidar dos animais? A Abra tem que retomar as suas funções no canil de Braga imediatamente.

Os Signatários,

Esta petição foi criada em 21 agosto 2011