Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Petição Horta Comunitária da Damaia

Para: Camara Municipal da Amadora

ABAIXO-ASSINADO :: HORTA DA DAMAIA
Exm.º Sr. Director do
Departamento de Administração Urbanística da
Câmara Municipal da Amadora

A Horta da Damaia é um movimento de cidadãos livres, apartidários, independentes e aburocráticos que desenvolvem uma Horta Urbana totalmente biológica no Concelho da Amadora, situada na Praceta Luis Verney na Damaia.
As hortas urbanas são óptimas formas de aproveitar espaços que estão votados ao abandono. Promovem sustento alimentar à população que nela trabalha, o que, em tempos de austeridade pode fazer muita diferença em algumas economias familiares. Para além disso, a promoção do uso ecológico do solo, pela ausência de impermeabilização, ou pela preservação da vegetação e protecção contra incêndios protege os ecossistemas e por isso, preserva a biodiversidade na área envolvente.
Pretendemos, para além do consumo dos vegetais que plantamos (sem uso de qualquer adubo químico ou pesticida) dar a conhecer a horta à população da área circundante, promover a reciclagem de lixo orgânico para compostagem, e assim completar o ciclo da matéria orgânica. Todas as funções anteriormente referidas que um espaço destes pode impulsionar serão o mais possível divulgadas e promovidas através da organização de oficinas de horticultura com grupos de crianças ou escolas e população em geral.
Estes impactos promovem uma melhor qualidade de vida da população que usufrui deste novo espaço verde.
Assim, no sentido de proteger este espaço (a tracejado vermelho na planta em anexo), informámo-nos junto do Departamento de Administração Urbanística e do Departamento de Obras Municipais e Espaços Verdes sobre os planos da Câmara Municipal da Amadora de construção para o local.
Em conversa com o Sr. Vitor Coelho do D.A.U. e com o Eng.º Norberto Monteiro, Director do Departamento de Obras Municipais e Espaços Verdes, fomos informados que não existe nenhum plano de construção, arruamento ou jardinagem para a área tracejada a vermelho (ver planta).
No sentido de darmos continuidade ao Projecto da Horta Urbana, vimos por este meio solicitar o apoio para que este espaço se mantenha sob a nossa gestão, através das seguintes utilizações:
- Aproveitamento do terreno para horticultura.
- Aproveitamento e recuperação do pavilhão degradado da antiga Escola Primária (que se encontra junto ao terreno) – para dar apoio logístico à horta.
- Organização de actividades para toda a população, sejam elas relacionadas com o espaço hortícola ou até actividades de carácter mais lúdico para a comunidade.
Para melhor esclarecimento sobre este projecto de agricultura urbana o nosso contacto é hortapopulardamaia@gmail.com.




Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
596 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.