Petição Por uma nova gestão do canil/gatil municipal de Lisboa

Para: Ao Senhor Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Sr. Dr. António Costa

O canil/gatil de Monsanto, propriedade da Câmara Municipal de Lisboa, tem estado na origem de múltiplas queixas pela forma como aí são alojados e tratados os animais. Tem sido mesmo, como aliás V. Ex.ª já reconheceu, a área de actuação da CML que maior conflitualidade origina.
Em Junho de 2011, o Tribunal Administrativo de Círculo de Lisboa aceitou a providência cautelar interposta pelo Grupo de Lisboa da Campanha de Esterilização de Animais Abandonados e decidiu uma série de medidas cautelares a cumprir pelo canil/gatil, de forma a proteger os animais e a cumprir a lei. Tinham, portanto, razão todos os que, ao longo dos anos, se vêm insurgindo contra as práticas lesivas do bem-estar dos animais a que se assiste no canil/gatil de Lisboa.
Com a conclusão das obras, iniciadas finalmente a 30 de Maio, poderíamos alimentar esperanças de que o canil/gatil deixasse de ser um local de extermínio e sofrimento para os animais abandonados de Lisboa e se tornasse até um exemplo para o país, depois de um passado tormentoso.
No entanto, é difícil acreditar que tal possa vir a acontecer sem uma profunda alteração da equipa e métodos de gestão do canil/gatil, mudança essa que terá de começar, necessariamente, pela principal responsável pela situação de degradação e caos a que chegou a instituição. Referimo-nos à Dr.ª Luísa Costa Gomes que, apesar de não ser médica veterinária, tem supervisionado, desde 2003, todas as áreas de intervenção do canil/gatil. Para além da incapacidade revelada para dirigir correctamente o canil/gatil, esta responsável tem protagonizado, para o exterior, um tipo de informação que desresponsabiliza as pessoas pela posse dos animais quando afirma publicamente (entrevista ao Jornal da Junta de Freguesia de Marvila de Janeiro de 2011) que, “se por qualquer motivo não se pode manter o animal, deve-se entregá-lo no canil/gatil, sem qualquer sanção, para que este possa ser encaminhado para adopção”. Sabe, no entanto, perfeitamente que o destino largamente maioritário dos animais capturados e entregues no canil de Lisboa são o abate e a morte por doença, e não a adopção.
Os abaixo-assinados, cidadãos nacionais preocupados com a defesa dos direitos dos animais abandonados, vêm, assim, solicitar-lhe o imediato afastamento da Dr.ª Luísa Costa Gomes de quaisquer funções relacionadas com o canil/gatil de Lisboa, atendendo à sua contribuição profundamente negativa para os animais e para as relações entre a população e a CML, e apelar-lhe a que dote o canil/gatil de uma direcção que alie os conhecimentos académicos e profissionais às técnicas modernas de gestão, à humanidade e ao respeito pelos animais, e à urbanidade nas relações com os munícipes.

Esta petição foi criada em 14 Julho 2011
2.028 Pessoas