Petição A LÍNGUA PORTUGUESA É DE TODOS NÓS

Para: Ministério da Cultura; Câmara Municipal de Lisboa

Ao Ministério da Cultura
À Câmara Municipal de Lisboa

A Sociedade da Língua Portuguesa, Instituto de Língua e Cultura, de Utilidade Pública, sem fins lucrativos, Membro Honorário da Ordem do Infante D. Henrique, há 61 anos a trabalhar na defesa e divulgação da língua portuguesa, com uma actividade diária, encontra-se actualmente numa situação financeira muito difícil, por falta de apoios.
A acrescentar a esta situação, a SLP está sem uma instalação definitiva, há 18 anos, por ter sido obrigada a abandonar a sua sede, que possuía uma das mais importantes bibliotecas da capital, na Rua de São José, 41, devido ao risco de desabamento do edifício, provocado por obras inadequadas, da responsabilidade da Câmara Municipal de Lisboa, na construção do parque de estacionamento do Centro Comercial Libersil, que se encontra, pelas mesmas razões, até agora encerrado.
Na contingência de ser uma vez mais obrigada a retirar-se das instalações onde presentemente se encontra, na Rua Mouzinho da Silveira, 23, pelo facto deste prédio pertencer ao Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social, que várias vezes o tem reclamado por ter expirado o prazo da sua cedência, vem solicitar a todos os que prezam a língua e a cultura que manifestem, com a sua assinatura, a solidariedade para com esta instituição a fim de que:
- O Ministério da Cultura estabeleça um protocolo com a Sociedade da Língua Portuguesa, interrompido este ano, no sentido de atribuir um consistente apoio financeiro com vista a levar a cabo as suas mais diversificadas actividades, em prol da língua e da cultura portuguesas.
- A Câmara Municipal de Lisboa cumpra a sua obrigatoriedade de ceder um espaço definitivo e condigno à Sociedade da Língua Portuguesa, num local central de Lisboa, onde esta instituição possa realizar a sua actividade e trazer de volta a sua biblioteca, colocando-a ao serviço de todos os portugueses.
A bem da língua e da cultura.

Esta petição foi criada em 17 novembro 2010