Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Petição Distribuição de medicamento Cerezyme para doença de Gaucher

Para: Ministra da Saúde

Exma. Senhora

Ministra da Saúde

Solicito a sua atenção para os seguintes factos:
Laboratório não cumpre contracto e distribuição de medicamento contra Gaucher, será reduzida a distribuição do produto.

O único laboratório produtor do medicamento Cerezyme não cumprirá o prazo e a quantidade de distribuição. O medicamento, cuja substância activa é a imiglucerase, é usado no tratamento dos portadores da doença de Gaucher.

Em 2009, a FDA (Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos) determinou a suspensão temporária da produção mundial do medicamento, centralizada na fábrica de Allston, nos Estados Unidos, depois de ter sido identificada uma contaminação por vírus nos equipamentos utilizados no fabrico.
No entanto, em Julho do ano passado a empresa informou que não teria condições de cumprir o contracto vigente e os prazos previstos para as entregas do medicamento.
No dia 22 de Fevereiro de 2010, a produtora do Genzyme comunicou que não cumprirá prazo ou quantidade prevista. O motivo é uma nova interrupção das actividades da área de embalagem da fábrica em Allston, o que levou o laboratório a transferir a operação de embalagem para uma unidade na Irlanda.

Em Dezembro de 2009, a Genzyme informou a comunidade da Doença de Gaucher que a produção de Cerezyme estava a decorrer de acordo com o previsto e que o fornecimento do medicamento se iniciaria no final 2009, tendo sido considerado que os doentes previamente tratados poderiam voltar à sua posologia normal durante os primeiros três meses de 2010.
A Genzyme iniciou a distribuição de Cerezyme em Dezembro de 2009, quando foi retomada a produção e o medicamento ficou disponível, dada a redução de stock durante o ano de 2009, cerca de 80% dos doentes voltaram à sua posologia habitual durante as primeiras semanas de 2010.
A produção de Cerezyme continua a ser bem sucedida, no entanto, devido ao facto de não existir um stock adequado, alguns atrasos no envio do medicamento afectaram a programação do tratamento de muitos doentes durante este mês de Fevereiro.


O tipo e gravidade clínica dos sintomas da doença de Gaucher são muito variáveis. Os doentes podem apresentar alterações hematológicas como trombocitopenia e anemia; hepatoesplenomegalia; e doença óssea como osteoporose ou osteonecrose, que condicionam um risco acrescido de fracturas. A doença pode manifestar-se tanto na infância como na idade adulta, podendo alguns doentes tornar-se sintomáticos já numa idade avançada.

Está aprovada para o tratamento da doença de Gaucher uma forma modificada da glucocerebrosidase humana produzida por tecnologia de ADN recombinante num sistema de cultura de células de mamífero.

Devido a esta situação e durante o actual período de atraso no fornecimento, o Sérgio Emanuel Amaral Ferreira Matos da Silva, doente de Gaucher, residente em Codessoso, Celorico de Basto, com 12 anos de idade,vem pelo presente solicitar o fornecimento do medicamento Cerezyme com maior brevidade possivel.
Dado que o tratamento foi interrompido desde Dezembro do ano transacto,com o consequente atrofiamento de orgãos, dores, cansaço, hemorragias e perda de forças, condicionando assim o seu dia-a-dia.

Tratando-se de uma doença crónica, fico na espectativa da Vossa melhor compreensão, uma vez que a minha esperança de vida não ultrapassa 1 ano na ausência da medicação.



Qual a sua opinião?

Esta petição foi criada em 08 abril 2010
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
314 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.