Petição Pela Dignidade da Enfermagem

Para: Ministra da Saúde

Exma. Sr.ª Ministra da Saúde Dr. Ana Jorge

Vimos por este meio expressar o desagrado pelas ofensas que têm sido feitas á dignidade desta mui nobre profissão que é a Enfermagem. Estas ofensas são perpetradas pelo ministério a que preside de forma sistemática e vão desde os sucessivos adiamentos nas negociações da Carreira de Enfermagem, até às propostas vergonhosas por vós veiculadas. Por este facto responsabilizamo-la pessoalmente.
Acreditando na boa fé dos nossos governantes resta-nos então presumir que o que a move é o completo desconhecimento sobre o que de facto implica ser Enfermeiro, sobre os riscos profissionais em que incorremos, sobre a valorização profissional que tem vindo a ocorrer ao longo dos anos e sobre os padrões de qualidade pelos quais nos regemos. Instamo-la então a que se informe, como é de sua obrigação como detentora de um cargo público de alto destaque e responsabilidade. Mas como forma de demonstrar a nossa boa-fé vamos desde já contribuir para a sua instrução referindo que o exercício da Enfermagem e inscrição na Ordem dos Enfermeiro implica agora a obtenção de grau de Licenciado, com todas as implicações deste facto, nomeadamente no que concerne á autonomia, criação de conhecimento e responsabilização pela prestação de cuidados e á semelhança do que acontece com outros profissionais como Professores e Médicos.
Os signatários desta petição pretendem que a discriminação e desrespeito dos Enfermeiros por parte do Ministério da Saúde cessem de imediato. Consideraremos que este ataque á dignidade da Enfermagem cessou no momento em que o Ministério da Saúde apresentar na mesa de negociações uma proposta que coloque os Enfermeiros em pé de igualdade com os outros profissionais licenciados, respeite a complexidade do conhecimento científico e exercício pratico da Enfermagem e reconheça o esforço de evolução do nível de qualidade na prestação de cuidados que os Enfermeiros têm levado a cabo, através do sacrifício da vida pessoal e do investimento económico.
Os Enfermeiros não toleram mais demoras e ofensas e não continuarão a conter a sua revolta.

Esta petição foi criada em 10 janeiro 2010
4 584 Pessoas