Petição Referendo sobre a concretização (ou não!) do TGV Linha Lisboa/Porto

Para: Assembleia da República

Referendo sobre a concretização (ou não!) do TGV Linha Lisboa/Porto

O objectivo desta Petição on-line é a angariação de pelo menos 75000 assinaturas de pessoas residentes e recenseadas no território nacional, com o propósito de recorrer junto da assembleia da república com o pedido de elaboração de um referendo sobre a concretização do TGV- linha Lisboa/Porto.

O que é o TGV?

O TGV é um transporte ferroviário de grande velocidade, destinado ao transporte apenas de passageiros na linha Lisboa /Porto.

Trata-se de uma locomotiva movida a energia eléctrica e que cuja capacidade e tecnologia lhe permite atingir uma velocidade superior a 320 km/h.

Tendo em conta que Portugal é um país pequeno e que nos linhas previstos o maior tem cerca de 300 quilómetros, é praticamente impossível tirar algum proveito do que chamam de “grande velocidade”.

Assim, e uma vez que TGV é uma obra de investimento público nacional, vai comprometer as finanças de todos os cidadãos contribuintes activos assim como coloca em causa as gerações vindouras pelo endividamento externo. Por estas razões é do interesse de todos os cidadãos, opinar relativamente a esta temática, sendo a forma mais legítima e democrática de o fazer pela realização de um REFERENDO de âmbito nacional previsto no art.º 115 da Constituição da Republica Portuguesa .

Características entre as diferentes linhas do TGV

Troço 1 - Lisboa > Porto :

Tipo de tráfego: Apenas passageiros
Tempo de viagem: 1h:15 min (quando directo, o que para já não está previsto)
Velocidade: 300 km/h
Extensão: 292 km
Investimento: 4,5 mil milhões de euros.
Entrada em Serviço: 2015

Troço 2 -Porto > Vigo:

Tipo de tráfego: Misto (passageiros e cargas)
Tempo de viagem: 1h (quando directo, o que para já não está previsto)
Velocidade: 250 km/h
Extensão: 100 km
Investimento: 1,4 mil milhões de euros.
Entrada em Serviço: 2013

Troço 3 - Lisboa > Madrid:

Tipo de tráfego: Misto
Tempo de viagem: 2h:45 min (quando directo, o que para já não está previsto)
Velocidade: 350 km/h
Extensão: 203 km
Investimento: 2,4 mil milhões de euros.
Entrada em Serviço: 2013

Fonte: http://jn.sapo.pt/multimedia/infografia.aspx?content_id=1181253

Afinal, a construção do TGV trás vantagens para quem???

Não somos contra o desenvolvimento do país, contra a maior ligação à Europa, mas serão mesmo necessários às 3 linhas? Se nos debruçarmos em particular na linha Lisboa / Porto, este apenas terá a mais valia de reduzir em alguns minutos o tempo de viagem.

Neste caso, quanto tempo levará a recuperar o investimento de 4,5 mil milhões de euros (linha mais caro!).

O nosso país já conta com suficientes infra-estruturas ferroviárias desenvolvidas para a dimensão que tem, na qual foram recentemente investidos alguns milhões de euros no melhoramento e modernização de toda a rede ferroviária, de norte a sul.

Sabia que, a rede Alfa pendular é classificada no âmbito da Política Comunitária de Transportes, da União Europeia como uma linha de Alta Velocidade, tal como é enquadrado o TGV?

Sabia que, dada a dimensão do nosso país, nunca será possível atingir o topo das velocidades do TGV, pelo que a sua circulação será em muito semelhante à que é actualmente praticada pelo comboio Alfa Pendular.

Sabia que, o TGV pode circular em linhas convencionais, apenas que com velocidades mais baixas. (velocidades utilizadas em Portugal).

Sabia que, existem 2 ligações viárias (auto-estradas) para a ligação Lisboa/Porto. Estando já prevista uma 3ra ligação!

Sabia que, existe uma ligação ferroviária rápida (Alfa-Pendular) para a ligação Lisboa/Porto.

Sabia que, Os preços actuais em classe económica do Alfa- Pendular varia entre 21€ e 32,50€ segundo o linha percorrido (uma única viagem), podendo chegar ao 50€ em classe executiva, quando é possível adquirir viagens aéreas entre Lisboa e Porto por valores inferiores a estes.

Para ligar mesmo a que parte da Europa?

Ainda se entendem as Ligações Lisboa / Madrid e Porto / Vigo , mas, a quem interessa realmente a ligação Lisboa / Porto?

Assine esta petição on-line em para pedir ao governo que dê ao POVO a oportunidade de decidir democraticamente em REFERENDO.

Não deixe que só o poder político (principais grupos de interesse) decida por si!

Esta petição foi criada em 21 outubro 2009