Petição Mais Cultura | Mais artistas Açorianos

Para: Presidência do Governo Regional dos Açores; AMRAA; Grupos Parlamentares da ALR e Câmaras de Comercio de Angra, Horta e Ponta Delgada

www.mr9.org
Considerando que:
1. São promovidas anualmente na Região Autónoma dos Açores (tanto com o patrocínio das Autarquias Locais e empresas municipais, como através do Governo Regional, empresas regionais ou outras Entidades Públicas da Região) um amplo leque de festividades, eventos e iniciativas de carácter recreativo, cultural e lúdico, cujos calendários e respectiva programação concorrem, não só para a dinâmica social e económica das ilhas ou a divulgação da Região no exterior, mas também para a afirmação e estímulo à produção e capacidade de realização açoriana;
2. Quer o Governo Regional quer as Autarquias Locais, tal como outras Entidades Públicas, assim como a generalidade dos Partidos, manifestam propósitos no sentido de incentivar as colectividades locais e os agentes regionais a gerar nos Açores mais e melhor oferta cultural, designadamente no domínio da criação artística, que se desdobra em várias actividades, que vão desde a música às artes cénicas, passando pelo folclore e modas tradicionais;
3. Tal desiderato muitas vezes não é alcançado, pela simples razão de que as colectividades e agentes regionais não conseguem fazer singrar o seu talento potencial, pois tal objectivo requer actuações mais regulares, bem como uma circulação inter-ilhas que favoreça a troca de sinergias recomendada;
Os elementos das colectividades, associações e agrupamentos recreativos, artísticos e lúdicos dos Açores, abaixo-assinados, sob a forma de petição, recomendam à Presidência do Governo Regional dos Açores, à Associação Regional dos Municípios da RAA, aos Grupos Parlamentares da ALRA, e às Câmaras de Comércio de Ponta Delgada, de Angra do Heroísmo e da Horta, o seguinte:
Que a partir do ano de 2012, todos as festividades, eventos ou iniciativas de carácter recreativo, cultural e lúdico, apoiadas ou patrocinadas por quaisquer entidades públicas nos Açores, quer se realizem dentro ou fora do Arquipélago, contem com a participação de pelo menos 1/3 de artistas, grupos, bandas ou colectividades regionais.

Esta petição foi criada em 17 outubro 2011