Petição Em Defesa da Agência de Notícias Lusa

Para: Assembleia da República; Governo; Presidência da República

Os trabalhadores da agência Lusa receberam com grande apreensão a notícia de que o Governo tenciona reduzir em mais de 30 por cento o valor do contrato de serviço noticioso e informativo de interesse público.

O corte já confirmado na proposta de Orçamento do Estado para o próximo ano vai comprometer gravemente o funcionamento e a qualidade editorial da agência Lusa, bem como a dimensão da rede nacional e internacional.

A agência Lusa presta um serviço único e insubstituível no contexto da sociedade portuguesa, dentro e fora das fronteiras nacionais, contribuindo para a divulgação da língua e da cultura.

A Lusa divulga aos clientes, mensalmente, quase 12 mil notícias, uma média diária de 392 textos por dia, 3.615 fotografias, mais de 2.500 sons e vídeos e um sem fim de itens de agenda, satisfazendo as necessidades de rádios, jornais e televisões, independentemente da sua dimensão.

Através dos seus correspondentes nos países lusófonos e onde existem significativas comunidades de emigrantes, a agência desempenha um papel determinante na coesão nacional e no reforço da ligação a Portugal.

Só em 2011 a agência Lusa produziu um total de 247.039 conteúdos únicos, desde fotografias a infografias, passando por textos, áudios e vídeos.

O corte de 30 por cento sobre a Agência de Notícias de Portugal vai pôr em causa aquilo que é uma estrutura única no país, que presta um serviço ímpar em prol do interesse dos cidadãos e da democracia.

Por estes motivos, a Lusa pede o apoio de todos na defesa do serviço público que presta e quer continuar prestar.

Esta petição foi criada em 16 Outubro 2012
4.823 Pessoas