Petição Rua em Macau com nome de Manuel Vicente

Para: Instituto para os Assuntos Cívicos e Municipais

JTM abre petição para Manuel Vicente passar a ter nome em rua de Macau

As reacções ao falecimento do arquitecto Manuel Vicente foram unânimes nos elogios sobre o trabalho que fez em Macau, ao longo das três décadas em que aqui se estabeleceu. O plano da Baía da Praia Grande, o edifício do World Trade Centre, o projecto de habitação social do Fai Chi Kei, as Torres da Barra, o edifício da CEM em Coloane, as construções de realojamento perto das Portas do Cerco, o edifício dos Bombeiros na Areia Preta, o edifício do orfanato Helen Liang, o Edifício 1980 na Praia Grande foram algumas das suas obras que justificam os louvores públicos dos profissionais e do público.
Qualificado, por uns como “um Mestre da Arquitectura”, por outros, como “génio” ou ainda “ímpar criativo” Manuel Vicente ficou conhecido em Portugal como “o arquitecto de Macau”. O arquitecto António Saraiva que com ele privou durante estas décadas lançou o desafio ao JTM de abrir uma petição para que o IACM dê o nome de Manuel Vicente a uma das suas ruas, à semelhança do que aconteceu com outras figuras como Francisco Figueira, outro arquitecto português que tanto deu a Macau. Porque consideramos esta ideia inteiramente justa, o JTM decidiu abrir esta petição pública

Esta petição foi criada em 12 março 2013