Petição Pela defesa dos Transportes Públicos no Concelho de Odivelas

Para: Ministro responsável pelos Transportes e dado conhecimento aos grupos parlamentares

Pela defesa dos Transportes Públicos no Concelho de Odivelas

Contra a Redução do Horário do Metro!

Contra a extinção dos autocarros da Carris!

O plano de reestruturação dos transportes públicos, que o governo PSD/CDS tem em preparação, estabelece que o Metro passe a fechar às 23 horas (agora encerra à uma da manhã), e às 21H30 no percurso Campo Grande - Odivelas e Pontinha - Amadora.

Na Carris, prevê o corte do autocarro 36 entre o Sr. Roubado e as Patameiras e a extinção dos autocarros da Rede da Madrugada: 206 que faz o percurso Cais do Sodré – Odivelas e 205 que serve a freguesia da Pontinha. Supressão do serviço noturno do 724 que faz o percurso Ajuda – Pontinha e encurtamento do percurso do 726, na Pontinha.

Estas medidas vão penalizar a população do concelho de Odivelas e todos aqueles que, morando noutros concelhos, utilizam as linhas de Metro e Carris de Odivelas e da Pontinha.

A nova estratégia do governo aposta também na alteração do sistema tarifário (bilhetes e passes sociais) que terá como resultado o aumento brutal dos custos dos transportes a suportar pelos utentes. Por um lado aumentam os preços e por outro querem retirar-nos os transportes.

Estas medidas têm por objetivo central a privatização destas empresas. O Metro e a Carris são serviços públicos de transporte, não podem ser transformadas em empresas privadas onde o principal objetivo é o lucro e não o interesse público das populações.

Os peticionários, utentes do Metro e da Carris, manifestam o seu protesto contra estas medidas e exigem do Governo a manutenção da atual rede de transportes públicos no concelho de Odivelas.

Exigimos ser tratados com respeito!

Não queremos voltar ao passado!

Esta petição foi criada em 18 novembro 2011