Petição A Preservação da história, para compreender o Presente

Para: Câmara Municipal e Assembleia Municipal do Barreiro

A Câmara Municipal do Barreiro deliberou, já no mandato anterior, encetar obras de requalificação do Mercado 1º de Maio e do espaço envolvente.

Custeadas pela empresa construtora do Fórum Barreiro, as obras foram feitas e a estátua de Alfredo da Silva, com todo o seu elemento escultórico, (a elevação e o espelho de água), foram retirados e substituídos por um “caixote” inestético numa alameda que se pretendia ampla e de ligação entre dois bairros da cidade.

Agora, a estátua está assinalada por uma placa de reduzida dimensão, sem iluminação que a identifique, como se se tratasse de um simples transeunte, ainda que com o tamanho de um gigante de cobre.

Alfredo da Silva não foi só o industrial, administrador da CUF, quando esta empresa se instalou no Barreiro, há mais de cem anos. Alfredo da Silva foi o homem que construiu um Barreiro, à data também apelidado de novo, criou empregos, escolas, parques desportivos, dispensários, centros de saúde e habitação. Organizou vias de comunicação, fixou população e permitiu que o Barreiro deixasse de ser uma vila piscatória para ser a cidade onde hoje, muito de nós vivemos e reconhecemos como nossa. Mais - e citando Ferreira da Luz, artista barreirense -, “Alfredo da Silva que não sendo perfeito, como nenhum de nós é, legou ao Barreiro aquilo que ainda hoje é a sua esperança de desenvolvimento, o Território CUF”.

A memória, a história de uma terra e da sua gente devem ser respeitadas e preservadas para as gerações vindouras. Trata-se de um património histórico - e até cultural - que tem de ser gerido e administrado por todos. Não é admissível, que a Câmara decida sozinha o que fazer nesta matéria. Este é um daqueles domínios que reclama a participação de todos, uma acção que exige o envolvimento de toda a comunidade.

É por isso que este abaixo-assinado pugna pela identificação correcta, enquadrada e esteticamente melhorada da estátua de Alfredo da Silva, assinalando-a com iluminação adequada e uma merecida menção à figura do fundador deste Barreiro que conhecemos.

Como tal, subscreve-se esta petição, nos termos e para os efeitos da Lei 43/90 de 10 de Agosto, para ser apresentada nos órgãos municipais da cidade do Barreiro

Esta petição foi criada em 11 agosto 2010