Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: MANIFESTO para uma ciência com futuro e direitos para todos, para O governo e a sociedade portuguesa

Nome Comentário
Ana M. A Segurança Social indefere todos os complementos que poderia ter, para sobreviver. Estou à espera de uma resposta desde Outubro de 2017, pois vivo sozinha. O que posso fazer?
Maria F. Para a CIÊNCIA TUDO!
Carla C. Possuo um vasto CV e não existe trabalho, ou o que existe é ocupado por licenciados que já têm vínculo na função pública, alguns dos quais de outras especialidades que não têm nada haver com o tipo de trabalho que pedem. Pergunto: como o país pode evoluir de forma sustentável, se não contractam os especialistas adequados?
Luis R. Juntos somos mais fortes
Maria P. Um país em que os cientistas vivem "na corda bamba" tem um futuro pouco prometedor. Quantos já emigraram, os restantes só não vão se não puderem . Estamos condenados a ser um pais de incultos , de velhos e de pouco capazes, triste presente, mais triste futuro.
Ricardo G. Se no futuro utilizarmos novos modelos científicos portugueses, aplicados ao mercado de trabalho, não só essa tecnologia nos fica mais barata, como gera emprego e pesa positivamente nas exportações.
Vukosava T. Trabalho como bolseira de pós-doc desde 2009.
Raul B. Anteriormente a esta situação, encontrava-se contratado há 15 meses, no âmbito dum projecto europeu. Depois da bolsa de cientista convidado, irá novamente para o desemprego , 4ª vez, desde 2013.
Luis C. Enquanto trabalhador desqualificado, ganho mais e tenho melhor protecção social, não sentido um fracção da pressão moral quotidiana como se fosse investigador.
Maria F. limita o saber/ciência, como um capital, que é, mas ao serviço das comunidades.
Fernando S. A formação dos doutorados é muito dispendiosa, e o País, na minha opinião, não está a ter o retorno que a aplicação dos conhecimentos adquiridos com a investigação que desenvolvem proporcionaria. Efectivamente a situação de precaridade laboral em que se encontra a maior parte dos investigadores em Portugal aliada a fracas remunerações levam a que muitos procurem melhores condições de trabalho no estrangeiro. E aí, o retorno do nosso investimento irá em grande parte beneficiar outros países.
Hélder A. Total apoio à causa.
susana d. Hoje sou efetiva na segunda melhor universidade da América Latina.
Hugo C. É favor integrar quem tem provas dadas e trabalho devidamente comprovado.
Isabel S. Nao é possível neste ambiente de degradaçao sucessiva do enquadramento da ciência no país atingir a média de desenvolvimento da UE, muito menos ultrapassá-la. Sabemos que a aposta na ciência e no desenvolvimento dos recursos humanos sao os fundamentos para a construçao de um país livre e menos desigual.
Sónia G. Função Pública e Bolseiros A MESMA LUTA Queremos ter acesso à carreira de investigador! Queremos libertar-nos do regime de exclusividade sem perda de salário (se eu quiser trabalhar a servir mesas ao fim de semana, porque não o posso fazer?)
Paula S. Mais e melhor informação a sociedade Civil da profissão de sociólogos de forma, a serem reconhecidos
Ana P. Falsas bolsas, trabalho escravo não reconhecido, mentalidade retrógrada e agarrada ao "pago com a honra de poder trabalhar". Porque é com honra que se põe comida na mesa, não é? Mas os louros e os avanços ficam com quem aquece as cadeirinhas e é pago para o fazer.
Roberto P. Sem ciência não há futuro
Renato D. Nao estou, no momento, afiliado com nenhuma instituicao portuguesa, precisamente pelas precarias condicoes oferecidas. No entanto, no futuro gostaria de considerar uma instituicao em Portugal, mas isto so e possivel se as condicoes forem dramaticamente melhoradas..

Assinaram a petição
1 278 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição