Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Cidadãos contra o “Acordo Ortográfico” de 1990, para Senhor Presidente da República; Senhor Presidente da Assembleia da República, Senhores Deputados; Senhor Primeiro-Ministro, Senhores membros do Governo; Meritíssimos Senhores Juízes dos Tribunais. Aos Portugueses; Funcionários públicos; Escolas públicas, particulares e cooperativas, e respectivos Professores e Alunos; Universidades; Editoras. Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Academia das Ciências de Lisboa; Instituto de Linguística Teórica e Computacional; Instituto Camões; Imprensa Nacional – Casa da Moeda, S.A.. A todas as restantes entidades públicas e privadas

Nome Comentário
Mário O. O prof Cavaco, então primeiro-ministro, que o impôs ao país, não se contentou em deixar-nos de tanga, Ainda nos quis matar a alma, a identidade. Vê-se logo que da Língua Portuguesa, como da Mátria-Pátria não percebia patavina. Havia de ser condenado a ler OS LUSÍADAS para, pelo menos, ficar a saber de quantos Cantos o Livro se tece.
Paulo G. Enquanto cidadão e Professor de História declaro que este acordo é uma aberração sem fundamento científico ou valia de política da Língua. É um calvário ensinar alunos usando tamanha monstruosidade linguística! Um atentado às nossas raízes histórico-culturais, ao nosso "húmus linguístico" que, felizmente, os países africanos de língua oficial portuguesa não estão a usar. Modernizar uma língua não é desvirtuar as suas origens e muito menos tratá-la como produto para que uns "iluminadamente pseudo especialistas", mas espertos, possam encher os bolsos. Que o Português seja uma língua viva, vibrante, bela e mundial, valendo pela sua rica diversidade de sotaques, formas, toadas e palavras! Só, assim, poderemos ser uma verdadeira Comunidade Linguística num mundo Global - na diversidade encontramos a nossa unidade! Paulo Gomes.. (Professor de História - Lisboa)
Manuel S. Conheço muitos articulistas, comentadores, colunistas, etc., que sentem a necessidade de informarem, no final dos seus textos, que escrevem pela antiga grafia. De tanto querermos ser originais, acabamos por cair em exageros e confusões absolutamente desnecessários. Ainda não é tarde para voltar atrás, embora seja necessário reparar os danos causados aos alunos que tiveram de aprender a escrever já na vigência deste novo e mau acordo ortográfico.
JOAQUIM G. Concordo em absoluto com os peticionários.
João P. Eu continuei sempre a escrever como aprendi na escola
eufemia l. Nao tem sentido este acordo
Joaquim M. Como Patriota, assino esta Petição, sendo contra os Políticos Anti-Patriotas que têm destruído a Nação Portuguesa, vendendo a interesses económicos a sua História e Bens Patrimoniais, e destruindo de igual modo a LINGUA DE CAMÕES. Outrora foram os nossos descobridores que levaram a Lingua de Camões pelo mundo, ensinando os Povos que acolheram os nossos navegadores a falar a LINGUA PORTUGUESA!!!!!!! Porque razão passados 500 anos após os descobrimentos, A Lingua Mãe tem que ser alterada por conveniências Políticas ?????? A ESSES GOVERNANTES DÁ-SE O NOME DE "TRAIDORES Á PÁTRIA" !!!! (Não merecem Respeito, nem Consideração)!!!! VIVA PORTUGAL !!!!!!!
Eugénio V. Nunca adoptei o AO90!
José A. Os exemplos citados na petição, são mais do que suficientes para ser obrigatório SALVAR A LÍNGUA MÃE. Não reconhecer os erros é ser "burro". É tempo dos senhores que mandaram aplicar o AO se retratarem e eles também pedirem a revogação. Sou contra os "Autos de Fé", mas, desde já lanço o repto de ser convocado um "Auto de Fé" para publicamente queimar tudo o que foi publicado com base em tão mísera obra.
Mário O. Já chega de tentar assassinar a língua portuguesa.
Evandro L. Dispensavel
Vasco V. Sou totalmente contra o acordo ortográfico. Sou contra a italianização do Português.
José C. Concordo plenamente com a fundamentação constante do texto e, no interesse de Portugal e dos portugueses, deveremos regressar o mais urgentemente possível à versão anterior.
Raquel V. Doutora em Biologia, Universidade do Porto e Institut de Biologia Evolutiva (Barcelona)
mario m. Sou contra,e um disparate autentico
Inocêncio P. Como foi possível tal monstruosidade?Tal leviandade? Nunca me senti tão lesado ao longo dos meus quase 80 anos de vida.
Antonio S. Não concordo com o acordo ortográfico , estamos a subverter a nossa Língua Materna..
Carlos S. Absolutamente contra o novo acordo, estão a denegrir o Português.
jorge g. Nunca devia ter sido feito,mais uma manobra politica para instituir o analfabetismo.
aAline V. No comment

Assinaram a petição
24 815 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição