Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Cidadãos contra o “Acordo Ortográfico” de 1990, para Senhor Presidente da República; Senhor Presidente da Assembleia da República, Senhores Deputados; Senhor Primeiro-Ministro, Senhores membros do Governo; Meritíssimos Senhores Juízes dos Tribunais. Aos Portugueses; Funcionários públicos; Escolas públicas, particulares e cooperativas, e respectivos Professores e Alunos; Universidades; Editoras. Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Academia das Ciências de Lisboa; Instituto de Linguística Teórica e Computacional; Instituto Camões; Imprensa Nacional – Casa da Moeda, S.A.. A todas as restantes entidades públicas e privadas

Nome Comentário
Bruno A. Não vamos deixar esta petição cair no esquecimento. Vamos salvar o nosso precioso Português.
João A. Os únicos que mudaram, fomos os da bela língua original, e para muito pior. Reverta-se este acordo que nunca teve o apoio dos cidadãos.
Carlos G. Não concordo com o Acordo Ortográfico de 1990 que descontextualiza o português que aprendi. Houve mudanças radicais e não evolução da língua.
Ana A. Este acordo não respeita de todo o património essencial da nossa língua e destrui significado historico e vibracional das palavras num total desrespeito inaceitável.
Maria F. Nunca uso o aborto horyogragico ...
Maria J. Não adoptei este AO, e não penso vir a fazê-lo, porque não acordo em absoluto, nem lhe vejo quelquer utilidade, pelo contrário traz ainda mais confusão e iletrismo à actual já tão deficiente utilização da nossa lingua!
Manuel A. Urgente,
MARIA R. este acordo ortográfico assassina a nossa língua
DAVID S. CONCORDO
José A. O denominado "acordo ortográfico" é uma infâmia.Integra-se num aviltamento da Grei onde está também o uso crescente de estrangeirismos que grassa, nomeadamente, em imprensa dita de referência.Organize-se um congresso em participantes clamem contra esta infâmia
Daniel C. Quem legislou e quem promulgou o novo acordo, devia ter procurado ler, sobretudo prosa de escritores, mesmo os de certa nomeada: deixo aqui apenas duas palavras - codinome = pseudónimo, ou celular = telemóvel. Daniel Costa (escritor)
André G. Este acordo é um atentado à cultura Lusa e isso é um facto e não um fato.
Mário V. VAMOS TODOS FALAR BRASILÊS?
MARIA B. contra acordo ortográfico
António R. O último acordo ortográfico é detestável, repugnante e obsceno porque representa, não apenas a mutilação, mas o assassínio da língua portuguesa. Pela parte que me toca, recuso absolutamente colaborar em semelhante latrocínio.
Antonio R. Português de Camões.
Henrique P. Afinal a língua materna é de quem?
Maria C. Nunca segui este acordo
Júlia R. Comentário escrito atrás.
Maria F. Gerontóloga

Assinaram a petição
22.283 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição