Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: PETIÇÃO CONTRA O PESO EXCESSIVO DAS MOCHILAS ESCOLARES EM PORTUGAL, para Exmo. Sr. Presidente da Assembleia da República

Nome Comentário
Daniel B. Estamos no seculo 21.
Vasco P. A troco de encher os bolsos a editoras com conivencia do governo, uma geração de crianças corre sérios riscos de saúde. Basta!
Nuno Q. recordo-me de na minha infância e juventude ter carregado, diariamente, muitos livros com um peso demasiado excesivo. Metade da matéria dos livros nunca foi aprendida, e mais de 50% da aprendida já foi esquecida. A verdade é que os livros escolares são um grande negócio apadrinhado pelo ministério da educação. Aqui está mais um contra o estado definir o que é a educação, no fim há sempre interesses. Também é muito bom para quem tem boleias , mas para a generalidade dos miudos que têm de andar a pé é muito peso para suportarem. Faz mal à saúde.
Ana L. Sofro ao ver os meus netos tão carregados...Sou eu algumas vezes que lhes transporto as mochilas.
Alexandre M. Concordo
Elsa M. Tanta tecnologia e ainda na era do papel....Só negócios.
Rita C. Sofri isto na pela durante o meu 4º ano. É um exagero absoluto os alunos terem de andar com este peso diariamente.
José . Queremos acabar com esse abuso que nada trás de positivo. Há certamente forma de o fazer.
Henrique P. Não há a mínima noção por parte do ministério...
Antonia V. mochilas muito pesadas, carregadas de forma inadequada, podem gerar dores e as tão conhecidas alterações posturais.
Ivo A. Um crime a ser resolvido rapidamente.
sandra c. A minha filha de 10 anos anda sempre com dores de costas por causa da mochila, é muito estupido e limitador para uma mãe, sabendo que será altamente prejudicial para o futuro da sua saude.
Manuel M. Eu todos os dias levo 10Kg para a escola oque me da muito má Pustura
Daniel . Acho que deviam de arranjar uma forma de aliviar o peso das mochilas,porque tenho uma filha que anda no 5°ano e em quatro dias da semana a mochila pesa 19,8 kg. É um exagero para uma criança de 10 anos.
Maria A. Não há necessidade de tanto peso que prejudica gravemente a saúde.
Ivo R. Eu gostava de ver os camelos que impuseram estas regras a andarem com as mochilas às costas. Camelos? Estou a ser muito simpático e educado...
Vera M. Tenho os meus filhos já com problemas na coluna devido ao peso excessivo das suas mochilas
Adriano J. O meu filho de 12 anos de idade, 31kg de peso e frequenta o 6º ano de escolaridade. É vulgar, no final do dia, apresentar ao nível dos ombros vermelhidão e marcas na pele que atestam a carga brutal de uma mochila demasiado pesada a que é sujeito (possuo registo que evidenciam o que refiro). Mais uma vez, neste país em que vivemos somos reativos e raramente proactivos. É tempo de as nossas crianças terem manuais digitais ou cacifos em vez de andarmos ao sabor dos lobbies da editoras escolares. Para quando essa mudança urgente? Pode o estado mais uma vez alhear-se do seu papel de zelar pelos cidadãos como tão eloquentemente tem feito nos últimos tempos? Desde já o meu muito obrigado por este espaço e pela oportunidade em dar voz ao cidadão comum.
Ana J. O meu filho pesa +- 30 quilos e 2 dias por semana leva a mochila a pesar cerca de 7 a 8 quilos se não for mais.
Simone P. Todas as segundas de manhã a mochila do meu filho que frequenta o 9°ano, pesa 9,5kg

Assinaram a petição
50.110 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição