Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Salvar Balsa. Parar crime arqueológico e ambiental na Quinta da Torre de Aires, Tavira, Algarve, para Direcção Geral do Património Cultural; Departamento dos Bens Culturais Divisão de Divisão de Salvaguarda do Património Arquitectónico e Arqueológico; Direcção Regional de Cultura do Algarve Parque Natural da Ria Formosa; Ex.mo. Senhor Presidente da CCDR Algarve; Ex.mo. Senhor Presidente da Câmara Municipal de Tavira, Ex.mo. Senhor Presidente da Assembleia da República Ex.mo. Senhor Ministro do Ambiente, Ex.mo. Senhor Ministro da Cultura, Ex.mo. Senhor Presidente da Agência Portuguesa para o Ambiente, Ex.mo. Senhor Primeiro Ministro

Nome Comentário
Albino M. Há já longos anos que construtores sem escrúpulos têm destruído artefactos e ruínas da antiga cidade de Balsa de forma deliberada para não serem "incomodados". Não se percebe porque razão tudo continua na mesma. Um país incapaz de preservar o seu passado não terá futuro.
Marta . Incompreensível.
Carlos R. Mesmo numa ótica meramente economicista, vale muitíssimo mais uma cidade romana (com o seu potencial turístico) que umas estufas! As estufas podem-se construir em milhões de locais e são substituíveis, a cidade romana de Balsa não pode ser mudade de lugar nem se pode substituir... se a perdermos, perderemos uma parte insubstituível da nossa história de forma irreversível!
Paulo M. Parem com a destruição do património pois ele poderá ser uma mais valia para o turismo e como tal para o crescimento económico.
Maria . Se esta empresa quisesse exercer a mesma atividade, inserida numa área com as mesmas características, não era permitido. E aqui em Portugal, permite-se tudo e mais alguma coisa. Vamos lutar contra a destruição deste riquíssimo património histórico!
Paula . Sotavento algarvio. Pois, além dos grandes vestígios arqueológicos que ali se encontam o local está situado em cima da ria formosa com uma vista lindíssima e uma casa agora em ruínas mas que eu ainda conheci totalmente erguida e habitada, com imensas palmeiras à sua volta, enfim um sítio lindíssimo e com grande valor arqueológico onde muito brinquei em criança. Por favor não estraguem este local
Mario C. O Turismo do Algarve tem aqui um tesouro para esbatera a sazonalidade e deve inter ir contra este crime
Jaime M. para os burros que nos andam a desgovernar: isto é apenas uma petição, para acabar com a vossa burrice, mas se fosse eu a mandar, nesta república de bananas já à muito que a vossa burrice teria acabado porque estariam todos presos!
Nuno P. Chocado! Nem parece um país da Europa!
Marília L. De nada servirá tentar enterrar o Passado. Um dia ele surgirá inevitavelmente, sobrepondo-se a tudo.
Afonso G. É urgente parar com construções em locais históricos, pois estes são cruciais para relembrarmos as nossas origens e não as deixar cair em esquecimento. É um património, neste caso no nosso país, que deve ser preservado e começar a ser até divulgado para potenciar o turismo, por exemplo.
Paulo . Apostar na qualidade e diversificação da oferta turísticas fazem a diferença!
Maria M. Se foi possível em Mérida também é possível aqui !
susana p. INACEITÁVEL O QUE ESTÁ A ACONTECER!!!!
José B. Já é tempo de entenderem que o património cultural dá mais dividendos que o IMI.
Carlos R. Para que as memórias de todas as gerações passadas e futuras sejam respeitadas e agraciadas por BALSAmicas histórias.
Paulo C. -Como cidadão português, tenho o direito de participar nas decisões políticas que vertem para o património imaterial e cultural nacional. -Tenho igual direito em expressar o meu manifesto aquado descontente com as várias investidas tidas em conta neste plano. -Venho igualmente expressar o meu interesse na ausencia de postos de trabalho sasonais e de grande desgaste para o ambiente, no local circunscrito, visto ter maior futuro através de medidas autosustentaveis, referindo-me a um melhor aproveitamento dos terrenos, esplorando o seu potencial patrimonial e paisagístico para uma vertente turística.
Felisbela M. Porque os vestígios arqueológicos tb são riqueza para um país.
Soares J. E urgente e necessário esclarecer a opinião pública da importancia de este Sitio Arqueológico que é a Cidade de Balsa, localizado na Quinta de Torre de Aires, Tavira , Algarve . Este tipo de Patrimônio Cultural Imóvel não pode estar a mercê das intempéries, nem de maquinaria pesada . Tem de estar devidamente acautelado a sua protecção através de meios técnicos apropriados e não muito onerosos . Não se pode demorar eternidades para serem resolvidos, como a sua classificação (IIP/ZEP) bem sei que se tem de seguir normas processuais e leis, etc.... Mas tenho a certeza que o Sr. Ministro da Cultura, esclarecido é sensível,e vai tomar uma posição clara em relação a esta matéria. Vai pedir informação real e precisa, de há quanto tempo decorre este processo,bem como a realidade que rodeia esta questão !
Tiny D. e reforçar a oferta cultural do Algarve. Este pode ser um trunfo importante para a região.

Assinaram a petição
944 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição