Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Do Heroísmo à Firmeza: pela criação de um memorial às vítimas do fascismo na casa da PIDE no Porto , para Ex.mo Senhor Presidente da República, Ex.ma Senhora Presidente da Assembleia da República, Ex.mo Senhor Primeiro Ministro, a todos os grupos parlamentares

Nome Comentário
Helena M. Esta petição é mais que justa e a questão já deveria ter sido deferida por própria iniciativa do Governo, nomeadamente do Ministério da Defesa. Há símbolos muito importantes e este é um deles. Além do mais é uma forma de reativar o interesse do público no Museu Militar do Porto, que, como Museu, tem vindo a decair a olhos vistos. Teria sido um ato simbólico muito importante, a inauguração a 25 de Abril de 2014 - quando se perfazem 40 anos sobre a revolução de Abril e libertação dos presos antifascistas - do Museu Militar nesta dimensão de Ex-PIDE -. Já que não se puniram os Pides, pelo menos que não caiam no esquecimento os seus crimes e os de quem neles mandava, e que se faça perdurar na memória de todos, os locais onde esses crimes foram cometidos, para que a História não se repita.
ANTONIO M. Nunca mais a PIDE. Nunca mais o regime que ela sustentou. Liberdade e 25 de Abril sempre!
Acacio C. Entendo ser de interesse nacional a preservação da memória.
MARIA G. Já ontem era tarde para se autorizar que as famílias e vítimas do fascismo, do Norte, possam ver e sentir que as masmorras foram transformadas em local memorável digno, para estudo dum período histórico violentíssimo para quem por ali esteve encarcerado, sujeito às mais desprezíveis e cruéis torturas, sem ter cometido qualquer crime, assim considerado na Constituição da República, há dezenas de anos.
Helena C. é preciso que não esquecer que o fascismo existiu e foi uma longa noite de quase meio século .Que seja também uma maneira de comemorar ABRIL
Salustiano F. Não calemos a voz dos torturados e mortos!
Joaquim B. Fascismo nunca mais!
chico E. uma OBRIGAÇÃO
Sérgio D. É de todo legítimo que se faça uma homenagem a todos os que sofreram e morreram ás mãos dessa policia politica. Porém isto deve dizer muito pouco a quem não passou por esse tempo, a juventude de hoje e até os dos 35 anos para baixo pouco saberão acerca deste assunto.
Isabelle S. Fascismo, nunca mais!
Francisco F. Fascismo nunca mais. É a melhor homenagem a todos (as) aqueles (as) que o combateram.
Carlos C. Honrar os perseguidos, vitimas e mortos da resistência anti-fascista e para que "FASCISMO NUNCA MAIS"! A luta continua!
Sergio P. 25 de Abril Sempre Fascismo Nunca Mais,não ao branqueamento da ditadura fascista.
Maria G. É preciso não deixar esquecer
Maria R. É absolutamente justo e tudo se deverá fazer para que o projecto seja implementado, dando todo o apoio que o mesmo determine. Passemos palvra a todos os amigos e concidadãos.

Assinaram a petição
418 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição