Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Do Heroísmo à Firmeza: pela criação de um memorial às vítimas do fascismo na casa da PIDE no Porto , para Ex.mo Senhor Presidente da República, Ex.ma Senhora Presidente da Assembleia da República, Ex.mo Senhor Primeiro Ministro, a todos os grupos parlamentares

Nome Comentário
Dércio m. frases do tipo, com caracter.
José G. Já devia ter sido feita. Mas vale mais ytarde do que nunca
Albertina F. Também o meu Pai foi vítima das perseguições do regime fascista,esteve preso por duas vezes. Quando lembro o que ele contava, pergunto: onde e com quem estavam os pais destes" garotos" que recentemente assaltaram as teias do poder e ainda se acham com o direito de nos darem lições de moral? De certeza que os papás destes meninos não contestaram o regime ditatorial...
Arménio M. Força, muita força.
Maria O. Haja justiça para as vítimas do delito de terem opinião.
Jorge M. Fascismo NUMCA MAIS!!!
Jose L. Um povo sem memória é um povo sem futuro,e particularmente nos dias que correm em que a ignominia da traição está acolitada no poder, assume relevo Histórico a memória de outras lutas,que deixaram gratas recordações de todos quantos deram o melhor de si para nos legar os direitos de Liberdade de democracia e de independência Nacional.
Egas B. Homenagem aos que deram a vida na Luta pela Liberdade e pela Democracia!
guilherme r. pedagogia democrática
Lourenço S. Concordo plenamente.
Olinda P. Ê necessârio manter a memôria viva,para que nunca mais haja fascismo em Portugal.
Fernanda A. Porque acho justíssimo!
Victor P. Pela memória viva de, entre outros, Manuel Duarte Sacavém, promotor da revola do quartel de Bragança em 1933. Embora militar, logo sujeito á Justiça Militar, foi entregue por esta Instituição aos arbitrtios e torturas da Pide no Porto. Mais tarde julgado em Triubunal Plenário (civil) em vez de ter o direito a ser julgado num Tribunal Militar como lhe competia. Condenado a 12 anos de cárcere no Presidio Militar de Santarém onde foi posto em marcha um plano para o assassinar. Apenas permitiram a sua transferència para o Hospital Militar de Lisboa quando o médico da Prisão deu a garantia de que ele não sobreviveria mais do que um ou dois dias. Os médicos do Hospital Militar salvaram-lhe a vida e mantiveram a sua "baixa" durante oito anos, até ao fim da sua pena de prisão. Este é apenas um pobre retrato do que vivemos durante o fascismo.
Adolfo N. EX PRESO POLÍTICO
António C. Seria de louvar se contristassem um monumento alusivo ao que se passava na cidade do Porto quando a PIDE prendia os melhores filhos do povo!
aldina m. FASCISMO NUNCA MAIS
Frederico C. Fascismo nunca mais!
jose m. Que a memória nunca se apague.
José S. Mais que justo.
Alexandre P. Que a memória se perpetue - FASCISMO NUNCA MAIS !!!!!

Assinaram a petição
412 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição