Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Petição JOALHARIA CONTEMPORÂNEA PORTUGUESA EM RISCO, para Exmo. Sr. Presidente da Assembleia da República

Nome Comentário
Ana S. Tirei o meu curso de Joalharia na Escola Antonio Arroio, e muito pouco se fez até agora!
Joana V. Em países vizinhos são os próprios autores/vendedores das peças que dão garantia da sua peça, têm uma licença que é paga e que lhe pode ser retirada.
Maria V. Era bom que facilitacem a vida a quem gosta de trabalhar e lhes reconheçam qualidade e empenho.
míriam l. só serve para impedir novas oportunidades num País onde é preciso criá-las e apoiá-las
Sonia L. concordo em absoluto com a petição.tambem tenho um curso de joalharia e deparo-me com as mesmas dificuldades em fazer dessa a minha profissão atempo inteiro .
Inez E vergonhoso e sem comentários possiveis ou dignos de serem feitos
Isabel G. Vamos preservar o que é nosso
Ana P. Estou completamente a favor desta petição! Isto são coisas realmente importantes que estão a perder o seu valor por o governo andar demasiado preocupado com assuntos que nem lembra a ninguem nem trás felicidade , como o TGV, entre outros (nao meto todos porque é realmente uma enorme lista daquelas dos tempos dos reis)!
nuno b. eu fui formado no CINDOR e nao percebo como eles nao aderem.
Fernando J. Concordo com a petição no que se refere a joalheria conceitaul desvinculada da base material, mas entendo que a palavra joia pressupõe a maixmização de valor agregado, tanto da base material, como a qualidade tecnica assim como do conteudo expressivo com pesos iguais.
Mònica G. all kind of metals should be available for research in craft, design and art practice, like contemporary jewellery
Fernando B. Quéro agradecer aos autores désta iniciativa, por terem a audácia de confrontar, os poderes estabelecidos.Só péca por ser só agóra,mas mais vale tarde do que nunca.O meu muito óbrigado.
Liesbeth b. contemporary art jewellery is a new and international (world wide) art practice, with a history that goes back to around 40 years ago.
Ricardo L. Defendo a procura de liberalização do trabalho artístico, mas como artesão de rua chamo a atenção de todos aqueles que sem ter aprendido esta arte num espaço de ensino, mas sim na troca de experiências entre artesãos. Por vezes, só pelo facto de vender os seus trabalhos na rua são marginalizados. Trabalhos esses de "joalharia", com materiais como a prata, mas também com metais menos valorizados, como por ex: o latão, o cobre ou a alpaca etc. Onde se pode encaixar esta núcleo da arte. Não se pode intitular bijutaria, porque se poderá confundir com a produção em serie, de peças ornamentais ( brincos. pulseiras etc ) com materiais duvidoso, e não aconselhaveis a este tipo de produtos. Sendo as peças dos artesãos de rua, criações artísticas e próprias..; onde se poderá encaixar esta parte esquecida destes artista. Que nos últimos anos vê as ruas das cidades a serem invadidas por revendedores de artigos nada artesanais, a preços baixos, e todos iguais. Criando uma concorrência desleal para com os " Joalheiros de rua". Não sei se me exprimi pelo melhor mas caso queiram também ajudar esta causa deixo o meu coontato de email: [email protected] Bem hajam, Ricardo Lopes
Nicolai A. In my country jewellery art is and has been the avangarde for 30 years to the bennefit of the hole Jewellery community. NA. Member of Galerie Metal and Danish Goldsmith Guild
Andreia M. O desenvolvimento mundial obriga a haver novas parcerias comerciais. Os comerciantes têm que ter novas atitudes fase ao comércio. A arte é a base do turismo, o turismo faz parte do desenvolvimento do país. Não há tempo a perder!
Benjamin L. Support your local jeweller!
DE M. This field can be very surprising and meaningful but it needs to be considered and encouraged... in Portugal too
José S. Que Portugal adopte o sistema em vigor na restante Europa, onde os fabricantes se responsabilizam pelos metais que vendem.
Anne L. Jewellry is jewellery no matter who makes it! It schould be seen and bought by anyone who wants to buy it!

Assinaram a petição
3.040 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição