Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Petição JOALHARIA CONTEMPORÂNEA PORTUGUESA EM RISCO, para Exmo. Sr. Presidente da Assembleia da República

Nome Comentário
Nuno L. um punçao pra artista...
Cláudia P. formada na escola António Arroio
Rogério G. Uma importante petição para manter a qualidade, originalidade e prestígio dos joalheiros nacionais.
Ricardo S. Apoio a 100% esta petição
Daniela S. acho que todos os licenciados nesta area devem assinar esta petição, gostaria de ver este assunto aprovado na assembleia da republica, não percebo estes senhores pois só criam barrareiras aos criativos em portugal
MARIA D. Espero que um dia alguma alma governativa deste país[PORTUGAL] pense no que foi e continua a ser gasto pelas famílias destes alunos!
Gonçalo O. Já não era sem tempo
EILEEN V. E IMPORTANTE
Diamantina G. Em tempo de crise, como o actual, é imperioso que, ao abrigo do SIMPLEX, também a criação/produção de Joalharia Comtemporânea - uma das áreas com mais potencialidades para a internacionalização e sucesso na área da exportação - beneficie do necessário apoio institucional com vista à desburocratização e clarificação de regras, criando-se condições para que a produção de Autor com responsabilização profissional dos Criativos Portugueses dotados de cursos de Artes (Escultura, Arquitectura, Pintura, ... incluindo e reconhecendo, obvia e definitivamente a Joalharia Contemporânea) possam fazer a marcação legal directa das suas peças associada à emissão do respectivo termo de responsabilidade por peça (à semelhança do que, já há muito tempo, vem acontecendo ao nível de todos os outros ramos de produção técnica e/ou artística, em Portugal).
Rodrigo S. Já quando o meu saudoso Avô foi, por 2 vezes presidente do antigo Grémio dos Comerciantes de Ourivesaria, se falava em alterar os regulamentos! O problema é o PESO do sector industrial do norte que nunca deixa o "dossier" sair da gaveta do Sec. de Estado (ou do Ministro) das Finanças...
marta c. sou bolsista deste curso e agora preciso que me deixem trabalhar e mostrar que o investimento que fizeram em mim valeu a pena!
Maria A. Concordo com esta petição.
Leonardo A. Concordo plenamente com o teor da petição e é de louvar este tipo de iniciativas.
Nelson P. De acordo. E cumprimentos ao meu amigo da escola primaria Nelso Alberto Coelho
sonia S. Assim se perde uma arte em que portugal sempre se impôs ou artistas para outros países.
Jesús-Angel P. coordinador de IBERIONA
sabine b. in germany everybody can hallmark his or her work and sell it. i think portuguese law should be modernised in order to respect new methods of jewellerymaking!
Leonel M. O tempo não pára... os campos artísticos estão em constante mudança de conceitos e atitudes, há que mudar o país à mesma velocidade... Ou ficamos parados no tempo!
Vera P. Como portuguesa e admiradora do Design da nossa Joalharia peço que, para além de apoiar a presente petição, sejam criadas e implantadas as medidas concretas para que possa ser exportada.
carla l. concordo plenamente com a alteração da lei das contrastarias, visto que, com a lei vigente é impossível para jovens criadores comercializarem as suas peças como deveriam.

Assinaram a petição
3.038 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição