Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: "Nem mais um hectare de eucalipto plantado em Portugal", queremos esta promessa cumprida, para Senhor Presidente da República Portuguesa, Senhor Presidente da Assembleia da República, Senhores Deputados; Senhor Primeiro-Ministro, Senhores membros do Governo

Nome Comentário
Luisa V. Parem de atirar cinza e areia aos olhos dos portugueses!!!! Em mais nenhum país decente sucede o que TODOS OS ANOS acontece em Portugal. Nem 3º Mundo merecemos ser, assim !!!
Judite D. No Domingo passado, dia 23 de julho, fiquei aterrada com a quantidade de eucaliptos que estão a ladear a estrada, em alguns locais entre Riba D'Ave e Vila das Aves... Já passei lá imensas vezes, mas depois da tragédia de Pedrógão, não consegui ficar indiferente e, involuntariamente, ao passar por ali, imaginei-me na pele de quem tentou escapar e não conseguiu... Fiquei profundamente revoltada, por ver que continuamos a ter, não só ali, mas em muitos lados, eucaliptos sem fim, a fazer-nos lembrar o cenário aterrador que se viveu há pouco mais de um mês... É hora de fazer qualquer coisa e eu estou a fazer a minha parte, tanto mais que, desde domingo passado, fiquei com um enorme desassossego, com vontade de gritar bem alto a minha revolta!
Jorge A. Fim ao eucalipto em Portugal.
cristina m. Esta provado cientificamente o tipo de arvore que é o eucalipto, existem outras especies rentaveis, existe um novo mercado inovador por explorar, existem outras formas de energia ( biomassa pir exemplo, desde que bem controlada a exploração) , têm conhecimento disso! Que mais falta para evitarem tantas mortes?!portugal esta no topo das depressões a nível europeu, os espaços verdes auxiliam nacsua mitigação, têm tantos factores a favor!
Vera P. reflorestar com eucaliptos é compactuar com mais mortes desnecessariamente, quando houver outro incêndio. PENSEM!!!!
Monika A. Portugal tem de mudar!!!
Helena B. Eucalipta estraga de todo pais e de futuro nosso crianças e também muito perigoso perto da aldeias
Maria O. Exijo que se resolva o problema dos incêndios florestais. Uma das medidas é limitar fortemente o eucalipto.
Annabelle P. Aquando da minha primeira viagem a Portugal, e desde que comprei os terrenos abandonados da Quinta das Mil Flores, sempre fiquei chocada com as grandes plantações em monocultura de eucaliptos e de pinheiros, nomeadamente na região centro, onde eram quilómetros e quilómetros nas colinas à volta de Pedrógão Grande. Já que na Austrália, de onde vem esta espécie, chama-lhe “árvore a gasolina” pela sua facilidade e pela sua capacidade em explodir e inflamar-se sozinha e propagar os incêndios florestais. É preciso saber que o fogo é necessário à sua regeneração, e a sua natureza é de envenenar o solo para que nenhuma árvore ou outros vegetais cresçam debaixo deles. Para além disso, ele seca os solos, porque é um grande consumidor de água. Quando, para além disso, eles são plantados com pinheiros, a resina é muito inflamável, o resultado é duplamente explosivo. Os Jardins da Quinta das Mil Flores e a Casa Aloés, foram miraculosamente salvos desta vez, mas as planícies do Sobreiro continuam rodeadas de pinheiros e de eucaliptos que arderam no ano anterior à minha chegada. Mesmo se a Quinta foi poupada do fogo, as minhas esperanças de época turística, tal como as de todas as empresas de
Ermelinda s. Eucaliptos só misturados com a floresta autóctone - nunca semeados em série porque dão cabo dos solos
Carlos T. Das decisões mais estruturantes para um Portugal com futuro.
Emanuel B. Plantar floresta autóctone...
Alexander H. Nem mais um eucalipto plantado NESTE NOSSO PLANETA!!
Cláudia s. Não as árvores gasolineiras
Hélder m. Devia ser reduzida a área de eucalipto para recuperar a área autóctone. Ainda há muito para fazer porque os nossos parceiros europeus quase não tem eucalipto.

Assinaram a petição
1.787 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição