Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Petição A Favor da Redução do Número de Deputados na Assembleia da República de 230 para 180, para Presidente da República, Assembleia da República, Primeiro Ministro

Nome Comentário
João S. É óbvio
maria m. A redução de deputados na Assembleia da Republica, seria uma boa medida de poupança... na certa eu, e quem trabalha como eu, e anda com as contas em dia, iria pagar menos impostos.
Maria P. Uma vez que a nação "nos" exige sacrificios, "nós" os que trabalhamos e pagamos os impostos que alimentam "o aparelho de estado" tambem temos o direito de exigir que esta maquina consuma menos, esta é uma forma de reduzir a despesa publica que é suportada por nós, "os que trabalham".
João B. Esta oportunidade é tão boa como qualquer outra para começarmos a deixar de importar as modas que nos chegam de outras nações, estimáveis para os seus nativos, pela certa, mas totalmente desadequadas às nossas características e mesmo às nossas necessidades. Reconstituam-se as Cortes à realidade de Portugal -- é um exagero e um disparate esta catrefa de representantes de um povo que habita o território com as actuais dimensões do nosso.
Paulo M. Considero que o número 180 é ainda excessivo para a dimensão do país
honorio j. somos país pequeno para tanto banana pendurado na bananeira
Jose L. Acho bem, já ontem era tarde.
Henrique M. Não só é visível a inutilidade de muitos dos parlamentares como também têm um custo individual exorbitante para um país c/ tantas dificuldades financeiras.
Maria M. Comentários para quê?!? As razões desta petição não podem ser mais óbvias.
filipe f. penso que o mais acertado e o mais correcto sera de 120 deputados, 1 deputado por cada 100.000 habitantes, e o mais justo e o mais correcto
Mário L. Deveria ser mesmo era para 115, mas é melhor que nada.
Mário B. Estou Totalmente de Acordo
Maria L. Os Portugueses Têm que começar a mexer, temos que dizer BASTA!
Maria M. Eu sou a favor duma redução mais drástica do nº de Deputados e da valoração da abstenção. Mas se a Constituição permite reduzir, imediatamente, para 150 o número de deputados, pois que se faça já, sem prejuízo doutras lutas por uma verdadeira democratização do sistema eleitoral.
Tanya P. Reduzir o nr de deputados seria uma boa maneira de reduzirmos despesas desnecessárias.
joaquim c. a reducao tem de ser ainda maior
Jorge C. Com tanta disciplina partidária, bastava um representante por partido...com o nº de votos igual ao dos resultados eleitorais...e poupava-se muitíssimo dinheiro com os mesmos resultados.
José V. Em tempo de crise, há que poupar. E que melhor começo poderão os portugueses desejar.
Ana L. Nem um país com menos de 10 milhoes de cidadãos justifica a enormidade de deputados com que nos confrontamos nem a estes é exigido competências reais e especificas para que integrem comissões qualificadas. A realidade com que nos debatemos não é fruto da nossa imaginação. Somos acrescidamente um país pobre e aos orgãosde soberania compete demonstrar capacidade para estancar o despesismo. Chga de sustentarmos individuos que efectivamente não têm como contribuir para a melhoria efectiva deste país. Providência mas não tanta!
pedro m. os portugueses têm que fazer sacrificios? então que o exemplo venha de cima

Assinaram a petição
104.907 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição